SWAP
SWAP_BLOG-tipos-de-mercado-de-cambio-primario-e-secundario

Tipos de mercado de câmbio: primário e secundário

Fala SWAPERS, beleza?

Um assunto que sempre está em pauta aqui e no mundo é o mercado de câmbio!

Há um conteúdo vasto sobre esse tema e sempre temos um pouquinho a aprender e melhorar a cada dia, e, pensando nisso, hoje decidimos falar sobre mais uma característica que compõe esse importante sistema financeiro na nossa economia global: os tipos de mercado de câmbio (primário e secundário).

O mercado de câmbio é um ambiente comercial onde se realiza a troca de moedas estrangeiras por meio das diversas operações envolvidas que possibilitam isso. Esse feito somente pode ser executado pelo Banco Central e seus agentes autorizados.

Dessa maneira, quando tratamos sobre mercado primário e secundário na perspectiva do câmbio, estamos abordando sobre as formas de negociações em sua estrutura, que acontece entre os agentes em uma operação que envolve a troca de moedas estrangeiras.

Para você que deseja entender mais sobre esse assunto e descobrir qual a estrutura e os segmentos do mercado de câmbio, você está no lugar certo!

Continue lendo para saber mais!

Como funciona o mercado de câmbio?

Antes de mais nada, é fundamental que você saiba como atua esse mercado, para assim conseguir avançar e compreender o que está presente na sua estrutura.

O mercado de câmbio funciona 24 horas por dia, iniciando-se o dia comercial no domingo, pela abertura das operações asiáticas e encerrando-se na sexta-feira, quando o mercado norte americano faz o fechamento.

Como já mencionado, o objeto básico do mercado de câmbio é a troca de moedas, ou seja, para comprar uma moeda estrangeira é necessário que você venda sua moeda, e, para balizar esse valor, deve-se ater a cotação delas por meio da taxa de câmbio na hora de concretizar a operação.

É possível realizar diversas operações nesse ambiente de forma eletrônica e descentralizada, podendo a negociação ser realizada diretamente entre os envolvidos (vendedor e comprador) por intermédio de uma instituição financeira habilitada, conforme as exigências regulamentares do Banco Central. 

 

Quem pode fazer operações no mercado de câmbio?

Em geral, as operações de compra e venda de moedas estrangeiras podem ser feitas tanto por pessoas físicas quanto jurídicas, em consonância com as bases legais da transação, faz-se necessário uma formalização para as operações realizadas por um contrato de câmbio, quando os valores movidos ultrapassarem 3 mil dólares, de acordo com o Banco Central (BC).

O contrato de câmbio deve conter todas as informações necessárias sobre as operações, moedas, datas e partes envolvidas, o que oferece segurança na transação.

As transações mais usuais que ocorrem entre pessoas físicas e jurídicas no mercado de câmbio são: abertura e fechamento de contas no exterior; investimentos diversificados; exportação e importação; empréstimos; compra, venda e aluguel de imóveis; compra de mercadorias.

As instituições financeiras que são autorizadas pelo Banco Central para operarem como intermediárias no mercado cambial podem ser diversas, tais como: Caixas econômicas; Sociedades de crédito, financiamento e investimento; Bancos comerciais; Bancos múltiplos;

Bancos de câmbio; corretoras e distribuidoras de títulos e valores mobiliários; Corretoras de câmbio, dentre outros. 

O Banco Central do Brasil disponibiliza em seu site a listagem das instituições financeiras autorizadas para operações cambiais, você pode conferir clicando aqui.

 

Qual a estrutura do mercado de câmbio?

Há uma subdivisão dentro do mercado de câmbio para definir seus parâmetros estruturais, sendo eles conhecidos por definição como: primário e secundário. Esses dois segmentos são de grande importância para que o mercado cambial possa atingir seu ápice de eficiência e segurança.

 

Mercado Primário:

O mercado primário expressa a totalidade das operações realizadas pelos clientes, ou seja, é o fluxo de entrada e saída das moedas no país, geralmente realizadas por exportadores, importadores e turistas.

 

Mercado Secundário:

O mercado secundário é aquele que se reporta aos processos feitos entre os bancos e instituições financeiras habilitadas, por isso, também conhecido como interbancário. Nesse segmento, a troca de moedas estrangeiras são negociadas diretamente entre essas instituições, indo de um banco para outro.

Dada a característica deste segmento, não há a entrada ou saída de moeda estrangeira no país, visto que, como a negociação é direta e entre instituições, não é registrado o fluxo de moedas como acontece no mercado primário.

 

Posição de câmbio:

É importante mencionar esse conceito presente no mercado de câmbio, já que está ligado à estrutura do mercado cambial. A posição de câmbio se caracteriza pelo saldo das operações (compra e venda de moeda estrangeira, títulos, etc) prontas ou para liquidação futura. 

O valor da posição de câmbio de uma instituição financeira habilitada para fazer as operações de câmbio é revisado diariamente e, sua posição é alterada conforme os registros efetuados no dia anterior, subindo ou descendo pelos números constatados nas exportações, importações, remessas financeiras e operações interbancárias (mercado secundário).

A posição de câmbio de uma instituição, pode ser classificada das seguintes maneiras: Nivelada (quando o total de compras equivale ao total de vendas); Comprada (ocorre quando total de compras é maior que o total de vendas); Vendida (total de compras é menor que o total de vendas).

A contagem desses valores é realizada pelo valor na moeda estrangeira negociada ou pelo equivalente dessa em dólares. É válido mencionar que os agentes habilitados nessas operações podem negociar livremente suas taxas, atendendo a política cambial exigida.

SWAP: sua correspondente cambial ideal para suas operações!

Investir no mercado de câmbio é uma boa opção para você que deseja ter uma carteira diversificada, segura e com bons rendimentos. Porém, é preciso estar atento diariamente às atualizações do cenário político-econômico internacional para fazer escolhas assertivas e diminuir riscos e para isso, você pode contar com nossos especialistas da SWAP!

Nós te ajudamos a realizar todas as suas operações de câmbio, seja você pessoa física ou jurídica, atuamos de forma eficiente e com as menores taxas do mercado!

Se interessou pelo conteúdo? Quer acompanhar mais sobre esse universo do mercado financeiro? 

É simples, basta seguir nossas redes sociais e assinar nossa Newsletter, disponibilizamos os melhores conteúdos para você que deseja ter sucesso nas operações financeiras!

Queremos te conhecer e ajudar a resolver seus problemas, entre em contato com a gente clicando aqui.

Instagram

Facebook

Youtube

Publicado por Swap Câmbio e Capitais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça agora sua remessa internacional

Olá, realize seu cadastro para fechamento de câmbio e envio de sua remessa online hoje.

Seu limite de câmbio será de USD 15.000,00 ao ano, e seu cadastro de câmbio é aprovado instantaneamente.

    Sou uma Pessoa Física

    Sou uma Pessoa Jurídica (Empresa)





    SimNão




    Aceito a Política de Privacidade do site.
    Desejo receber informações, novidades e promoções por e-mail.

    Tecnologia para diminuir a burocracia e estreitar o relacionamento com nossos clientes.
    Reproduzir vídeo

    Contato

    Faça agora sua remessa internacional

    Olá, realize seu cadastro para fechamento de câmbio e envio de sua remessa online hoje.

    Seu limite de câmbio será de USD 15.000,00 ao ano, e seu cadastro de câmbio é aprovado instantaneamente.

      Sou uma Pessoa Física

      Sou uma Pessoa Jurídica (Empresa)





      SimNão




      Aceito a Política de Privacidade do site.
      Desejo receber informações, novidades e promoções por e-mail.