Voltar

O que são commodities e porque você precisa aprender sobre isso

SWAP_BLOG_o-que-sao-commodities-e-porque-voce-precisa-aprender-sobre-isso
Publicado 27 de maio de 2022.

Fala SWAPERS, beleza?

Um tema de grande relevância, que está presente diariamente na nossa vida, seja no nosso pessoal ou nas notícias econômicas, são as commodities.

Commodity é uma terminologia advinda do inglês que significa mercado. Esse mercado se traduz na produção de materiais básicos em larga escala, que funcionam como matéria-prima para outros produtos.

O Brasil é reconhecido, em uma escala mundial, como um dos maiores exportadores no ramo das commodities, que são os pilares da nossa economia.

Devido a sua grande escala de comercialização, a nível global, os commodities têm grande impacto na bolsa de valores. 

Portanto, é importante conhecer mais sobre esse tema, principalmente para aqueles que desejam investir nessa área. E é disso que vamos tratar hoje!

Continue lendo!

O que são commodities?

Originalmente, o termo commodities era utilizado para se referir a quaisquer tipos de mercadorias que possuíam semelhanças entre si, independente da sua localização geográfica.                

No decorrer do tempo, esse conceito foi se lapidando, até que se consolidou um entendimento mais restritivo sobre o tema. As commodities passaram a significar fornecimento de  matéria-prima para manufatura de outros produtos.

As principais características das commodities são definidas por: 

  • produção em larga escala; 
  • moderada industrialização; 
  • padrão de qualidade ; 
  • facilidade em estocagem; 
  • alto nível de comercialização 
  • e relevância mundial.

Quais são os tipos de commodities?

Os tipos de commodities que prevalecem em escala internacional são divididos, basicamente, em 4 grandes grupos. São estes:

Commodities Agrícolas:

Diretamente ligadas ao agronegócio, as commodities agrícolas ou vegetais são compostas, a título exemplificativo, pelo milho; soja; café; trigo; açúcar; algodão, etc.

Commodities Minerais:

No grupo de minérios, os que ganham maior destaque tanto pela rentabilidade quanto importância, são: o petróleo; etanol; ouro; gás natural, etc.

Commodities Ambientais:

São produtos que se originam de recursos naturais para a produção de outros bens na esfera agrícola e industrial, tais como: água; madeira; energia (geração).

Commodities Financeiras:

São as moedas de mercado e títulos públicos como o dólar; o euro; real e títulos do tesouro direto, EFTs (índices como Ibovespa, Small, etc).

Quais são as commodities prevalentes no Brasil?

O Brasil possui grande notoriedade na comercialização de commodities, principalmente na exportação agrícola, devido à abundância e variedade dos recursos naturais presentes no solo brasileiro.

Nos mercados mundiais de exportação, o Brasil lidera nas vendas de soja, café, laranja, milho, cacau, carne bovina e açúcar. Válido também mencionar que nosso país tem números significativos nos commodities minerais, tal como petróleo bruto e minério de ferro.

A exportação de commodities no mercado brasileiro representa cerca de 70% conforme apontam os dados do ICOMEX (Indicador do Comércio Exterior) da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Como saber os preços das commodities?

Os preços das commodities se formam e se projetam através da Bolsa de Chicago, que é referência mundial nessa seara, e, dentre os ativos que a constituem estão as commodities.

As alterações de preços são frutos da lei da oferta e demanda, ou seja, este princípio dita como o preço das commodities vai se comportar.

Há uma grande volatilidade nos valores das commodities, considerando vários fatores que podem influenciar na lei da oferta/demanda, tais como: ciclo de plantio e colheita; condições climáticas; riscos geopolíticos; interferência da taxa de câmbio, dentre outros. 

É preciso sempre se manter informado e atualizado para acompanhar o atual preço das commodities, já que é imposto pelo mercado.

Como as commodities são negociadas?

Como as commodities são bens essenciais para manutenção populacional em suas diversas esferas, sempre há o interesse de aquisição dessas, que são regulados pela lei da oferta e demanda mundial, visando o equilíbrio econômico.

Outra maneira de negociação das commodities é através da bolsa de valores, que acontece por intermédio de contratos futuros. A Bolsa de Chicago administra contratos futuros que são acordados entre vendedor e comprador um determinado preço para o produto que será entregue futuramente, caracterizando a quantidade, qualidade, data, forma e local de pagamento.

O pretexto dos contratos futuros é garantir proteção às partes envolvidas, mitigando os riscos. Porém, até que seja efetivada a entrega do produto, há possibilidade de variação no valor comercial do bem em questão, já que sua cotação é baseada na demanda global. 

Apesar do preço estipulado no contrato se manter estável, eventualmente uma das partes pode sair lucrando mais, visto que, se há uma valorização do produto após o acordo de contrato futuro, quem ganha mais é o consumidor por ter pago um valor inferior ao registrado na bolsa. Entretanto, se o valor declina quem sai ganhando é o vendedor, já que, a venda do produto foi realizada a um valor superior do acordado tempos atrás.

Nesse sentido, pode-se inferir que a negociação de commodities são altamente especulativas. Na Bolsa de Valores, muitas pessoas enxergam os contratos futuros como investimento, sendo que, essas pessoas compram ou vendem os contratos com a finalidade de acertar a especulação até o momento de entrega da mercadoria. 

Empresas de commodities:

Para quem deseja traçar uma estratégia diferente dos contratos futuros, vale a pena apostar nas ações de empresas que atuam nesse setor. 

As de maiores destaques econômicos no Brasil são: Vale, Petrobras, JBS, Klabin, Suzano, Marfrig, Usiminas, SLC Agrícola, Gerdau, etc.

Fundo de Commodities:

O fundo de commodities segue os índices globais de matérias-primas e bens agropecuários, dessa forma, o investidor pode adquirir cotas de fundo de investimento nesse mercado.

A bolsa de valores também proporciona os fundos de índice (ETFs) já que eles seguem indicadores de mercado, podendo estar ligado às commodities.

Como começar a investir em commodities ? 

Com dados expressivos no mercado financeiro brasileiro, as commodities são uma boa opção de investimento. É fundamental estar atento às informações e atualizações globais, por essas terem o condão de influenciar seus investimentos.

Dessa forma, é preciso traçar estratégias que vão de encontro com seu objetivo, tendo em mente que se trata de um investimento de renda variável, em que há imprevisibilidade nas oscilações dos índices, por isso manter-se atento às cotações de seus preços para negociações na Bolsa de Valores.

Precisa enviar ou receber dinheiro em moeda estrangeira? Conte conosco!

Para qualquer necessidade que você tenha referente a operações de câmbio, de orientação, transferências até declarações junto ao BACEN, a SWAP está pronta para te ajudar.

Trabalhamos com as menores taxas e o mínimo de burocracia para que você possa realizar suas operações de câmbio, enviar e receber dinheiro de forma transparente, rápida e descomplicada.

Não perca tempo, entre em contato com nossos especialistas e saiba mais! É só clicar aqui.

E para se manter atualizado e por dentro das principais notícias sobre o mercado de câmbio,  acompanhe nossas redes sociais:

Instagram

Facebook

YouTube

Até a  próxima!

Publicado por Swap Câmbio e Capitais

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Desenvolvido por