O que é taxa de câmbio?
Fala SWAPERS, beleza?
Você sempre ouve falar, mas não sabe exatamente o que é taxa de câmbio?
O termo câmbio significa troca e partindo desse pressuposto, entendemos que o mercado de câmbio nada mais é do que um negócio de troca ou compra e venda da moeda de um país para outro, por exemplo, reais por dólares.
O mercado de câmbio é um comércio monetário global que constitui um ambiente próprio e seguro para fazer suas transações, já que, se encontra inserido no Sistema Financeiro Nacional que segue as normas ditadas pelo Banco Central (BC) e, ainda, possui a supervisão do Conselho Monetário Nacional.
Há diversas classificações para fazer suas operações de câmbio através dos agentes autorizados pelo Banco Central, tais como: câmbio para investimentos interncionais, câmbio para recebimentos e pagamentos de serviços internacionais, câmbio para compras como importações e exportações e demais transações que envolvam moeda estrangeira.
Porém, ao realizar alguma dessas operações aqui mencionadas, nota-se a existência da famosa taxa de câmbio, da qual muito se fala nos noticiários e que são observadas na prática, quando decidimos de forma geral, comprar ou vender moedas internacionais.
Para simplificarmos suas dúvidas, vamos explicar de forma clara alguns conceitos fundamentais que você precisa saber antes de realizar qualquer operação no mercado de câmbio.
Vem com a gente, continue lendo!
Afinal: o que é taxa de câmbio?
A taxa de câmbio é o preço de uma unidade monetária de uma moeda em unidades monetárias de outra moeda, ou seja, de forma simplificada, a taxa cambial é o preço de uma moeda em relação a outra.
Para ilustrar a taxa de câmbio, podemos tomar o dólar como exemplo, visto que, essa moeda é utilizada como base para calcular o valor das moedas de outros países, por exemplo, 1 dólar equivale a 4,80 real brasileiro. Logo, para comprar 1 dólar, você precisa pagar 4,80 reais (se a sua moeda for brasileira).
O que determina a taxa de câmbio?
Assim como ocorre no funcionamento de qualquer mercado, a taxa de câmbio também é direcionada pelos princípios da oferta e da demanda, isto é, o preço de uma moeda se eleva quando há maior escassez no mercado e, o preço de uma moeda cai quando ela se encontra em abundância no mesmo.
Dessa maneira, o valor da taxa de câmbio não é fixo, devendo considerar a movimentação em que se encontra o mercado financeiro internacional, assim como outros fatores que a influenciam, como as taxas de juros, inflação, fenômenos político-econômicos também interferem na cotação do câmbio.
Por essa razão, muitas vezes o Banco Central de cada país atua sobre o controle de entrada e saída de outras moedas em seu território que, conforme a política cambial adotada, são estabelecidos regimes para auxiliar na regulação do mercado de câmbio.
Quais são os tipos de regime cambial?
Cada país fica livre para escolher qual regime dentro da política cambial adotar para trabalhar com o mercado e elaborar um conjunto de medidas para definir o valor da taxa de câmbio, podendo ser feito pelo governo ou pelo próprio mercado. Vamos ver quais são esses regimes?
Câmbio flutuante ou flexível:
Constitui-se em um modelo que se pauta no princípio do livre mercado (lei da oferta e demanda) para determinação dos valores da sua moeda. É um regime utilizado por grande parte dos países e, também empregado pela política cambial brasileira desde a década de 90.
No Brasil, o Banco Central realiza apenas o acompanhamento dessa movimentação, encarregando-se de informar qual a média da taxa de câmbio presente naquele momento dentro do mercado financeiro, limitando-se assim, a apenas fornecer uma referência e, ainda, podendo fazer, quando necessário, pequenas intervenções pontuais.
Câmbio Fixo:
Este regime é estabelecido pela autoridade monetária do país, que determina uma taxa cambial, ou seja, como provém da própria nomenclatura, é um regime de câmbio que define um valor fixo para a moeda estrangeira.
O grande objetivo de quem adota esse regime de câmbio é garantir a estabilização de uma moeda, evitando uma possível alta da inflação naquele determinado país. É necessário que o governo em questão obtenha reservas suficientes para alcançar seu objetivo para que não sofra os efeitos colaterais dessa manutenção artificial, como excesso de oferta ou demanda e, ainda, alocação ineficiente de recursos em esfera global.
Câmbio híbrido ou atrelado:
Também conhecido como Banda cambial, se caracteriza como regime intermediário entre o câmbio fixo e o câmbio flutuante. Há interferência do câmbio pela autoridade governamental, porém, é uma intervenção mais branda pois trabalha-se com limites estipulados, mínimo e máximo para a flutuação da moeda.
Importante ressaltar que, a manutenção do regime cambial híbrido só se faz possível com o apoio do Banco Central (BC) que intervém diariamente no mercado para manter a moeda dentro dos valores limites delimitados pelo órgão.
Quais são os tipos de taxa de câmbio?
Câmbio nominal:
É aquele que aponta o preço do ativo financeiro, ou seja, é a relação comparativa direta entre duas moedas, representando seus respectivos custos. Isso quer dizer que, a título exemplificativo e dados fictícios, baseado na cotação do dólar, para comprar 1 dólar, você precisa pagar o valor de 5 reais.
Esse tipo de câmbio é o que estamos mais acostumados habitualmente, adotado tanto pelos agentes econômicos, quanto pela população para se referir a taxa de câmbio.
Câmbio real:
O câmbio real se traduz na taxa de câmbio nominal com o acréscimo da inflação corrente em sua equação, seja ela no cenário interno ou externo. Dado isto, a taxa real é considerada um índice de poder aquisitivo que possibilita a identificação dos preços dos produtos, verificando se estão mais elevados ou mais baratos.
Como conseguir uma boa taxa de câmbio?
É fundamental que você se atente às notícias políticas e econômicas do mundo na hora de comprar e vender moedas estrangeiras pois, como já mencionado, acontecimentos tanto na escala nacional como mundial podem afetar de forma significativa suas operações, seja qual for sua finalidade.
Para fazer as melhores transações no mercado de câmbio é essencial escolher agentes autorizados para tal e, nós da SWAP somos a operadora de câmbio ideal para você, oferecendo as melhores taxas do mercado!
Para ter escolhas assertivas e sucesso nas operações do mercado financeiro, não deixe de acompanhar todas as atualizações no nosso blog e nas nossas redes sociais.
E para entrar em contato direto com a gente, é só clicar aqui.
Até a próxima!
Publicado por Swap Câmbio e Capitais
Seja o primeiro a comentar!