Voltar

O que são fundos de investimento no exterior e como investir?

Swap-fundos-de-investimento-no-exterior-blog
Publicado 20 de dezembro de 2021.

Fala SWAPERS, beleza?

Procurando uma forma de diversificar sua renda e fugir da instabilidade do cenário nacional?

Os fundos de investimento no exterior são uma excelente oportunidade para os brasileiros que desejam diversificar sua renda e proteger seu patrimônio.

Nos últimos anos testemunhamos o aumento de cidadãos investindo na bolsa de valores. Com a estagnação dos investimentos de renda fixa, a renda variável ganhou espaço no rol de investidores que, até pouco tempo, tinham aversão aos riscos 

Ao contrário do que muitos imaginam, para realizar investimentos nesses tipos de fundo, não é necessário despender grandes quantias, sendo uma opção muito acessível. 

Nesse cenário, os fundos de investimento no exterior surgem como uma alternativa interessante para quem busca maior diversidade, segurança e retorno de suas aplicações, ainda contando com a vantagem de que essa é uma das modalidades de investimento no mercado externo mais simples de serem operadas.

Para te ajudar a explorar essa oportunidade, a SWAP preparou esse artigo com tudo o que você precisa para entender o que são esses fundos e como utilizá-los. 

Continue lendo!

O que são fundos de investimento no exterior?

Os fundos de investimento no exterior são fundos em que mais de 40% da carteira é composta por ativos internacionais. Embora sejam negociados localmente, eles são compostos por ações, títulos e outros ativos localizados no exterior. Eles funcionam exatamente como quaisquer outros tipos de fundos de investimento existentes.

Em relação à tributação, esse tipo de investimento segue a mesma regra: tributados em 15% sobre os ganhos, se forem de ações, ou seguindo a tabela regressiva do IR se forem de renda fixa ou multimercado.

 

Tipos de fundo de investimento no exterior

Os fundos de investimento dedicados a ativos no exterior podem ser classificados em três categorias, conforme sua composição:

Renda variável: fundos com 40% ou mais do patrimônio líquido investido em ativos variáveis no mercado externo;

Renda fixa: fundos com investimento em renda fixa internacional;

  • Cambial: fundos que aplicam a maior parte do capital em ativos atrelados a moedas estrangeiras.

Um aspecto importante que é necessário se atentar sobre o tipo de fundo, é se ele é com ou sem proteção cambial. 

Nos fundos com proteção cambial (hedge cambial), o investidor tem o risco da sua exposição mitigado, evitando sofrer perdas com as variações da moeda. Nesse caso o investimento ao fundo é feito em real.

Já nos fundos sem proteção cambial, as operações estão sujeitas às flutuações do câmbio.  

Quais as vantagens de investir em fundos no exterior?

No nosso blog, já te contamos sobre diferentes formas de investir no exterior (e você pode clicar aqui para acessar o artigo). A mais simples delas é através do fundo de investimentos.

Como a operação é local e não demanda a remessa ou resgate de dinheiro no exterior, os fundos são uma opção menos burocrática. 

Além disso, todo trabalho operacional, de análise e acompanhamento de mercado, é realizado por um time de especialistas dedicados, permitindo contar com ativos mais seguros e rentáveis em sua carteira. Isso quer dizer que o dinheiro trabalha para você, e não o contrário.

Vivemos em um momento do tempo marcado pela alta volatilidade e incertezas. No Brasil, país que atravessa quase uma década de instabilidade econômica e política, esse cenário é agravado. Embora nossa economia tenha mostrado certa resiliência desde a década de 1990, estamos sempre lidando com a ronda da volta da inflação, grande variação cambial, etc.

Investir em ativos estrangeiros através de fundos de investimento é uma excelente opção para proteger o seu patrimônio das turbulências da economia local, ao mesmo tempo em que abre as portas para diversificar sua carteira de maneira mais ampla. 

Enquanto na B3, bolsa brasileira, são negociadas ações de algumas centenas de empresas, nas bolsas dos EUA são mais de cinco mil empresas, contando com gigantes multinacionais.

Dessa forma, esse tipo de investimento é uma opção para proteger seu patrimônio, aumentar a diversidade de sua carteira e obter ganhos com mercados estrangeiros, de forma simples e prática.

Cuidados na hora de investir

Em última instância, um fundo de investimento no exterior é como se fosse o gerente de seu dinheiro. É o fundo que toma as decisões sobre onde e como aplicar o dinheiro dos investidores e é responsável pela distribuição dos ganhos.

Essa modalidade de investimento oferece menos independência sobre seus investimentos e exige uma escolha cuidadosa de onde vai existir.

Nos últimos anos vimos o aumento dos golpes pela internet. A promessa de ganhos muito acima da média, entre outras relacionadas ao mercado financeiro, são iscas comuns dos criminosos, por isso, tenha muita atenção ao buscar na internet por fundos de investimento no exterior.

Antes de realizar qualquer transferência de valores para um fundo, verifique se o mesmo é registrado junto a CVM (Comissão de Valores Mobiliários), busque referências e reclamações sobre, e, se possível, converse com clientes e ex-clientes do fundo. Lembre-se que é o seu patrimônio, todo cuidado é necessário.

Nós, da SWAP, podemos te ajudar!

A SWAP é sua parceira para investimentos no exterior

As opções de investimento no exterior não se restringem aos fundos de investimento. BDR, ETF e COE são algumas outras possibilidades para o investidor nacional aplicar e fazer render seu dinheiro lá fora. 

Seja qual for a sua escolha, a SWAP está pronta para te ajudar. Contamos com especialistas em mercado de câmbio e também somos assessores de investimento. Tenha soluções que te darão toda a tranquilidade para transformar o sonho de investir no exterior em realidade.

Converse com um dos nossos especialistas clicando aqui e venha descobrir como podemos te ajudar.

E para ficar por dentro do mercado de câmbio, siga nossas redes:

YouTube

Facebook

Instagram

Até a próxima!

Publicado por Swap Câmbios & Capitais

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Desenvolvido por