Voltar

Quais as melhores formas de receber pagamentos internacionais?

receber pagamentos internacionais
Publicado 13 de dezembro de 2021.

Você sabia que, cada vez mais, profissionais e empresas procuram formas de receber pagamentos internacionais? A internet aprofundou a globalização, tornando comum a prestação de serviços para empresas ou mesmo pessoas estrangeiras.

Para o prestador de serviços, esse cenário significa a possibilidade de receber por seu trabalho em moedas mais valorizadas que o real. Quem atende demandas do exterior pode se capitalizar com maior rapidez e substância.

Um dos desafios que se impõe, porém, é o recebimento de pagamentos internacionais, que deve ser realizado seguindo normas e legislações vigentes para a entrada de capital estrangeiro no país.

Se você ou sua empresa começaram a atender o mercado exterior, mas tem dúvidas sobre as formas de receber pagamentos internacionais, esse post é para você! 

Confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre o tema. Continue lendo!

 

Conhecendo as formas de receber pagamentos internacionais 

O recebimento de valores oriundos do exterior referentes a prestação de serviços, seja ela realizada por pessoa jurídica ou pessoa física, necessita do apoio de instituições bancárias ou de plataformas que permitam receber em dólar ou outras moedas estrangeiras.

O primeiro passo para receber os valores devidos, é a emissão do invoice, um documento onde é discriminado os serviços prestados, valores e formas de pagamento. Ele pode ser realizado em editores de textos como o word. Além das informações mencionadas acima, o invoice deve conter nome e informações do comprador, seus dados bancários. Nós temos um post que explica tudo que você precisa saber sobre o Invoice, clique aqui para conferir. 

O Invoice não exclui a necessidade de emissão de nota fiscal. Nos contratos estrangeiros, porém, a NF é emitida para a tributação e não como documento de faturamento. 

Além do invoice e da nota fiscal, outros documentos normalmente envolvidos nesse tipo de operação são os contratos de serviços. O custo da operação internacional varia de acordo com a instituição escolhida para sua realização. Cada banco, fintech ou plataforma, contam com taxas administrativas próprias, sendo assim, os valores envolvidos podem variar consideravelmente.

Em termos tributários, é preciso considerar que toda entrada de dinheiro advindo do exterior sofre com a incidência de IOF. 

Assim, o IOF é somado em porcentagem sobre o valor da transação e as taxas administrativas, cobradas pela instituição escolhida, chegando-se ao custo total da operação internacional, chamado de  VET (Valor Efetivo Total).

Os bancos tradicionais costumam ser a primeira opção procurada para receber pagamentos do exterior, seja pela confiabilidade ou enorme inserção e capilaridade dessas instituições no mercado financeiro. Nem sempre, contudo, os bancos são a sua melhor opção.

Tanto as plataformas como as fintechs podem apresentar condições melhores na realização de operações internacionais quando em comparação aos bancos. 

Além disso, ambas costumam apresentar um atendimento mais próximo e atencioso, uma vez que o recebimento de remessas é seu principal produto e a base de clientes é menor.

4 formas de receber pagamentos internacionais

1- Bancos tradicionais:

Como dito acima, os bancos tradicionais são uma opção para quem precisa receber pagamentos vindos do exterior. É recomendado que se faça uma ampla pesquisa antes de escolher por qual banco irá receber, avaliando fatores como:

  • Taxas oferecidas;
  • Transparência em relação a tudo aquilo que será cobrado;
  • Possibilidade de trabalhar com diferentes moedas estrangeiras;
  • Segurança;
  • Burocracia envolvida;
  • Rapidez;
  • Possibilidade de utilizar ferramentas online.

Faça essa análise cuidadosa para garantir que escolheu a opção ideal para você. Lembre-se que nem sempre o banco que você é cliente há mais tempo será aquele com as melhores condições para realizar essa operação.

2- Carteiras digitais

Carteiras digitais, como o Paypal, também são uma opção para você receber as remessas vindas do exterior. O grande benefício desta opção é a facilidade na transação. As plataformas costumam ser muito intuitivas e exigem poucas ações dos usuários.

O grande porém dessa opção, é, sem dúvidas, as taxas cobradas por operação, que costumam ser consideravelmente mais altas.

3- Fintechs

As fintechs vem mudando o mercado financeiro brasileiro e são uma opção possível para o recebimento de pagamentos do exterior.

Em comparação com as instituições bancárias tradicionais, as fintechs se destacam por apresentarem taxas mais competitivas, ampla sintonia com a tecnologia e soluções digitais e atendimento diferenciado.

Na hora de escolher uma fintech para suas operações internacionais, é importante pesquisar e analisar os fatores envolvidos no processo, bem como com os bancos tradicionais. Aqui as diferenças também podem ser consideráveis.

 

4- Correspondente Cambial 

Os correspondentes cambiais, como a SWAP Câmbio, são uma excelente opção para quem necessita desse tipo de serviço.

Registradas junto ao BACEN, são ambientes seguros, que permitem a realização de transferências com rapidez, menor burocracia e taxas atrativas.

Para facilitar a sua vida, na SWAP você pode realizar todo o processo para receber seu pagamento internacional falando diretamente com um especialista em câmbio que irá te auxiliar na melhor classificação junto ao Banco Central, te apresentará um custo melhor do que os padrões de mercado vistos nos outros meios de pagamento acima e o melhor toda negociação poderá ser feita pelo whatsapp ou skype, trazendo assim mais proximidade e segurança para sua transação   

Nossos atendentes estão sempre prontos para prestar o melhor suporte para você. 

Conclusão

No mundo onde as fronteiras tornam-se irrelevantes, o que não faltam são oportunidades para profissionais atenderem demandas vindas do exterior e receberem por seus serviços em moedas mais valorizadas.

Para garantir que o recebimento de pagamentos internacionais seja realizado com a máxima segurança e em obediência a legislação, procure sempre o apoio de instituições sérias, homologadas e com histórico positivo.

A SWAP Câmbio está ao seu lado para receber valores vindos do exterior e trilhar o caminho do sucesso profissional. Clique aqui para falar com um de nossos especialistas.

Você pode também seguir nossas redes sociais para ficar atualizado sobre o mercado de câmbio. Confira:

YouTube

Facebook

Instagram

Até a próxima!  

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Desenvolvido por