Voltar

Exposição Cambial: entenda o significado e como funciona

exposição cambial
Publicado 15 de setembro de 2022.

Fala SWAPERS, beleza? Quando falamos e operações com câmbio é natural que haja possibilidades de riscos associados a essas transações, algumas mais acentuadas, outras mais amenas, devendo-se levar em consideração sempre qual o tipo de operação escolhida.

Isso acontece devido a uma série de fatores que ficam interligados, sendo dependentes uns dos outros, tal como tipo de operação realizada, a moeda estrangeira escolhida, a taxa de câmbio do momento, acontecimentos político-sociais que impactam a esfera econômica, dentre diversos motivos.

Para entender de forma mais apurada o que é e como isso ocorre, é preciso conhecer a chamada exposição cambial e quais são os seus impactos nessas operações. Então, antes de começar a fazer suas operações, siga lendo para não se expor a riscos desnecessários, ou, se optar, que seja uma decisão tomada de forma consciente.

Vamos lá?

O que é exposição cambial?

A exposição cambial pode ser definida como a volatilidade que determinado ativo possui, manejando seu valor conforme os acontecimentos que o envolvem, ou seja, a oscilação que impacta em determinada classe de investimento através da movimentação do mercado financeiro, fatos políticos, econômicos, sociais,etc; podendo afetá-la tanto de forma benéfica quanto maléfica.

Quando analisamos esse conceito, é necessário ter em mente que se trata sobre o risco de moeda, em outras palavras, é a possibilidade do valor de um ativo sofrer redução ou elevação devido às mudanças na cotação da moeda, a taxa de câmbio.

Quais são os riscos da exposição cambial?

O mercado cambial pode apresentar riscos, dependendo da operação escolhida, isso porque a taxa de câmbio pode variar de acordo com diversos fatores que a determinam, devendo ser levados em consideração a movimentação do mercado financeiro internacional e seus fenômenos integrantes, tais como inflação, taxa de juros, regime de câmbio, dentre outros.

Dessa maneira, os riscos são categorizados com base em diferentes fatores, preocupando os agentes que atuam nesse mercado, tanto pessoas físicas quanto jurídicas. Vale destacar que esse anseio circunda muitas áreas empresariais, devido ao grande volume de negociação e valores envolvidos que comportam suas operações.

Risco de exposição:

O fator de risco da exposição cambial é quando sofre-se as consequências do mercado 

Financeiro com base na avaliação do fluxo de caixa, apontando assim, o quanto do caixa pode ser atingido com o risco cambial.

Essa modalidade é de grande preocupação no que toca às pessoas jurídicas, visto que, se trata de um volume financeiro considerável, partindo do pressuposto de que as empresas possuem negociações com fornecedores, clientes e parceiros internacionais, sejam exportadores ou importadores de bens ou serviços. 

Risco de previsão:

Como um método preventivo, este tipo de risco é avaliado de uma forma mais teórica pois, é um estudo que segue a avaliação minuciosa acerca do cenário de negociações e seus impactos futuros conforme a previsão ou expectativa da variação do câmbio, utilizando-se referências as variações mais propícias a causar desvalorizações.

Risco de mercado e de transação:

Essa possibilidade de risco de mercado e de transação é constatada em relação a diferentes setores de mercado que ficam suscetíveis às variações específicas no que se refere a negociações e finanças.

Risco de sistema:

Estão diretamente ligados à gestão empresarial e quanto às medidas e prevenção  adotadas que possam levantar pontos de fragilidade, tal como, de maneira exemplificativa, os erros de registros que podem vir ocasionar análises incertas e, assim, proporcionando a elevação do risco cambial. 

Como escapar dos riscos que a exposição cambial proporciona?

Como qualquer outro risco, esse só se torna prejudicial quando desconhecido, por isso é importante assumi-los de forma consciente, se atentando para o estudo de conceitos e as atualizações que acontecem nesse tipo de mercado, levando em consideração qual seu objetivo e traçando estratégias que sejam alinhadas com seu perfil de investimentos.

É inevitável que corremos alguns riscos quando o assunto é cambio, já que esse mercado depende de inúmeros fatores para fixação de seu valor, como já mencionamos aqui. Mas certamente, há maneiras em que você pode alcançar uma certa segurança e evitar prejuízos ‘’repentinos’’.

Desse modo, a melhor maneira de redução de riscos ocasionados pela variação das moedas é o gerenciamento do risco cambial, que pode ser feito de algumas maneiras, recorrendo-se muitas vezes ao hedge cambial ou ao swap cambial.

O que é hedge cambial?

Hedge cambial é uma estratégia de proteção utilizada no mercado financeiro, que tem como objetivo proteger os investimentos das pessoas físicas e jurídicas, especialmente. O intuito do hedge é reduzir ao máximo a perda de dinheiro com as variações do dólar em operações, oferecendo assim, maior segurança aos investidores.

Ao optar por operações com hedge cambial, torna-se possível maior estabilidade visto que, a exposição cambial reflete oscilações constantes quanto a variação do valor da moeda estrangeira.

O que é swap cambial?

O swap cambial também consiste em uma manobra estratégica de proteção das negociações realizadas por meio de financiamentos e tratados com instituições estrangeiras por intermédio de aplicações regulares e adaptáveis.

De forma simplificada, o swap cambial baseia-se na troca de taxa de variação cambial em que a volatilidade do preço de determinada moeda estrangeira pode ser trocada por uma taxa de juros definida de maneira antecipada, ou, quando há troca da variação cambial de duas moedas diferentes.

Swap: a sua empresa de câmbio!

A exposição cambial pode te colocar em risco, deixando seus investimentos ‘’em cheque’’. 

Para evitar esse tipo de transtorno e perdas financeiras nas suas operações e negociações com relação a moedas estrangeiras, você precisa montar sua estratégia e contar com uma equipe especialista no ramo dessas operações para te orientar, para isso você pode contar com a SWAP!

A Swap oferece um serviço personalizado no qual nossos profissionais buscam maneiras efetivas, seguras e rentáveis de lhe ajudar a alcançar os seus objetivos, ajudando a elaborar a melhor estratégia para suas operações de câmbio, obedecendo seu perfil de investidor.

Para ter êxito nas negociações em câmbio e reduzir os impactos negativos que a exposição cambial possa vir ocasionar, conte com a gente! É só clicar aqui para falar com nossos especialistas.

E para ter acesso a mais conteúdos sobre o câmbio e mercado financeiro, basta seguir nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as novidades:

.Facebook

Instagram

Youtube

 

Até a próxima!

Publicado por Swap Câmbios e Capitais Internacionais

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Desenvolvido por