Entenda o que é VET: Valor efetivo total
Fala SWAPERS, beleza? Quando se realiza operações relativas a moedas estrangeiras, seja compra ou venda dessas, é comum que durante esse processo nos deparamos com a sigla VET (Valor Efetivo Total). Mas afinal, você sabe o que isso significa?
Para obter maior controle das suas operações de câmbio é fundamental que você conheça o VET e entenda como isso impacta o valor de cálculo da sua transação, durante e ao final do processo.
Para melhor compreensão do tema, siga lendo junto conosco!
O que é VET?
A sigla VET significa ‘’Valor Efetivo Total’’ de uma operação, conforme a definição oficial feita pelo Banco Central (Bacen): “é o total de reais entregues ou recebidos por unidade de moeda estrangeira em uma operação de câmbio.”.
O Banco Central do Brasil é o órgão regulador quanto à matéria em questão, como consta na Resolução Nº 4.198, de 15 de março de 2013, aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).
Em outras palavras, o VET expressa o custo de uma operação cambial, é o valor que você irá pagar ou receber em uma operação cambial, sendo incluído no seu valor a taxa de câmbio, o IOF (imposto sobre operações financeiras) e as tarifas exigidas em uma transferência, ou seja, é o valor final que uma pessoa irá pagar em uma operação de câmbio.
Como é feito o cálculo do VET?
O cálculo do Valor Efetivo Total se baseia no somatório de todos os custos incidentes de uma operação cambial dividido pela quantidade de moeda estrangeira que o consumidor deseja adquirir.
Desse modo, há de se considerar os seguintes pontos para a execução do cálculo, tais como: valor da compra ou venda; a taxa de câmbio, que se caracteriza pela soma do câmbio comercial com o custo da transferência escolhida; o IOF (Imposto sobre operações financeiras), demais impostos, como imposto de renda, e a tarifa da operação que é a taxa cobrada para o uso do sistema de transferências internacionais.
A fórmula utilizada para a execução do cálculo é aplicada da seguinte forma: VET = (valor da compra x Taxa de câmbio) + IOF + Imposto de Renda + Tarifa) / valor da compra.
É fundamental que se dominem os outros conceitos que constroem e determinam o Valor Efetivo Total e, dessa maneira, o entendimento sobre a taxa de câmbio e os impostos cabíveis são essenciais para que se desenvolva a equação do cálculo do VET.
Taxa de câmbio:
A taxa de câmbio é o preço de uma moeda em relação a outra, ou seja, é a expressão quantitativa da moeda nacional comparada com a moeda estrangeira. Por exemplo, é necessário que se tenha 5 reais brasileiro para adquirir 1 dólar americano.
É necessário lembrar que, a taxa de câmbio não possui um valor fixo, ela é alterada conforme sejam ilustradas as necessidades do mercado, seguindo a premissa da oferta e demanda, e, ainda, submetidas ao tipo de regime cambial determinado pelo país.
Para saber mais sobre esse tema, temos um artigo específico com todos os pormenores sobre a taxa de câmbio, basta acessar aqui!
IOF:
O imposto sobre operações financeiras (IOF) é um tributo federal que incide nas operações financeiras, tais como: crédito, empréstimos, financiamentos, câmbio, seguros, títulos e valores imobiliários para investimentos, etc. Para cada operação financeira há um modo de cobrança do IOF.
Esse tributo tem como finalidade buscar o controle do mercado financeiro quanto a utilização de crédito que circula no país, sendo o valor da alíquota determinado pela operação escolhida e proporcional ao valor que está sendo movimentado.
Imposto de Renda Retido na Fonte IRRF:
O Imposto de renda retido na fonte é um tributo federal que incide nas negóciações internacionais de pagamento de serviços, royalties, juros dentre diversas naturezas, que são cabíveis quando uma empresa estrageira aufere renda em território nacional, portanto quando do fechamento do câmbio para que ocorra o recolhimento de tribitos sobre a renda a Receita Fedaral juntos das instituições autorizadas a operar no mercado de câmbio exigem o recolhimento desse imposto, sendo portanto uma pessa importante para o cálculo do Valor Efetivo Total.
Tarifas:
As tarifas incidentes nas operações de câmbio são calculadas conforme a cotação do câmbio comercial de uma determinada moeda, em que são incluídos o valor dos impostos, dos custos administrativos e a margem de lucro da instituição habilitada pelo Banco Central (Bacen) escolhida para realizar a operação.
Isto é, as tarifas se caracterizam pela taxa cobrada pelo operador para a utilização do sistema de transferências internacionais.
É importante ressaltar que, as instituições habilitadas para operar com câmbio são obrigadas a informar o VET aos seus clientes antes de concretizar determinada operação cambial, para que seja possível ao cliente avaliar os preços de cada operação entre as diversas empresas estabelecidas no mercado, simulando-as, para assim ter uma base comparativa dos valores de mercado.
O que é ranking do Valor Efetivo Total?
Como já mencionado, conforme a Resolução de Nº 4.198/2013, o Banco Central do Brasil (Bacen) é o órgão responsável pela regulação de todas as operações de câmbio feitas no país, que são desempenhadas pelas instituições financeiras credenciadas e, para determiná-las, o Bacen oferece ao usuário o que chamamos Ranking do VET.
Ao acessar o Ranking do VET pelo site do Banco Central e preencher os dados necessários, o usuário consegue ter um parâmetro do VET aplicado pelas instituições financeiras. Os dados solicitados para calcular o valor são sobre: tipo de operação desejada; o que você quer fazer (comprar ou vender); qual a moeda que você quer fazer a operação (Euro, Dólar, Libra, etc); o formato da transação e o valor.
SWAP: a sua operadora de câmbio!
Como você pode perceber, o VET tem um grande impacto nas suas operações e na sua carteira, por isso é importante entender seu conceito e sua aplicabilidade para usá-lo a seu favor na hora de realizar suas transações internacionais.
Sabendo calcular o Valor Efetivo Total, você tem maior controle e tranquilidade quanto aos valores que gastou ou recebeu em determinada operação de câmbio. E para te ajudar nesse mercado de transações internacionais, você pode contar com a Swap!
Aqui na SWAP você pode fazer suas transações sem medo, somos correspondente cambial parceiro dos melhores bancos, contamos com uma equipe de profissionais especializados para te ajudar sem burocracias!
E sabe qual o melhor disso tudo? Possuimos as menores taxas do mercado!
Segurança e efetividade você só encontra aqui!
Para entrar em contato com a gente é só clicar aqui e já começar suas operações.
Para acessar mais conteúdos e ficar atento às novidades, confira nossas redes sociais:
Até a próxima!
Publicado por Swap Câmbios e Capitais
Seja o primeiro a comentar!