Voltar

Entenda o que é PTAX (taxas médias de câmbio)

SWAP_BLOG-entenda-o-que-e-ptax-taxas-medias-de-cambio
Publicado 21 de julho de 2022.

Fala SWAPERS, beleza?

Se você deseja ter uma melhor organização financeira e ter maior assertividade nos seus negócios no mercado de câmbio, você precisa conhecer a taxa referencial do Brasil nesse comércio, a Ptax.

Vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre ela, desde seu conceito até seu funcionamento, assim, dominando esse conhecimento você poderá fazer suas compras fora do país, calcular seu exato rendimento em moeda estrangeira quando for converter em reais de forma tranquila!

Para isso, fique com a gente e siga lendo!

 

O que é a Ptax?

A Ptax é uma taxa de referência utilizada e divulgada diariamente pelo Banco Central (BC) que tem como função determinar o preço do dólar americano em relação à moeda brasileira, ou seja, busca-se traduzir quantos reais são necessários para comprar um dólar.

A atual nomenclatura dessa taxa se derivou da PTAX800, que era uma antiga forma de transação do Sistema do Banco Central (Sisbacen) utilizada pelo público para consultar as taxas de câmbio , extinta em 2014. Dado sua alta popularidade entre os agentes do mercado cambial, modificou-se minimamente o nome, tornando-se apenas Ptax.

Dessa forma, a Ptax é a principal taxa de referência para o público no mercado cambial brasileiro, já que, baliza o valor das operações no mercado de câmbio realizadas no Brasil, sendo utilizada tanto para cálculos estatísticos quanto para calcular a tributação devida.

 

Em quais operações a Ptax é utilizada?

A Ptax é aplicada em diversos produtos do mercado de câmbio, como contratos derivativos de balcão que são comercializados nos mercados locais e internacionais, opções de câmbio, contratos futuros, operações financeiras de empresas que atuam com câmbio com entrega física, dentre outros.

 

Qual a importância da Ptax?

Como a Ptax é o índice de cotação oficial da taxa de câmbio no Brasil, ela produz impactos em todas as operações financeiras que envolvem o dólar, desde contratos futuros de dólar, formação do dólar turismo a negociações de papel-moeda, isto significa que, não envolve tão somente compra e venda de moeda e, sim, tudo o que vincula com as variações do mercado de câmbio.   

Em exemplos práticos, quando há uma elevação na Ptax, os custos para adquirir  produtos, serviços e insumos que comunicam-se diretamente ou indiretamente com o dólar, tornam-se mais caros para o consumidor final, já que, são repassados de maneira sequencial.

Posto isso, você consegue entender a importância de entender mais sobre a Ptax, visto que ela afeta diretamente sua carteira quando há oscilações do dólar averiguadas por ela, influenciando toda a cadeia de preços no seu cotidiano.

 

Como funciona a Ptax?

A Ptax é a média aritmética calculada pelo Banco Central do Brasil sobre as operações de compra e venda do dólar que acontecem durante o dia, praticadas pelas instituições financeiras autorizadas, também chamadas de ‘’dealers’’ de câmbio.

Dessa maneira, o Banco Central realiza consultas das taxas de operações dos dealers em quatro períodos diferentes ao longo do dia, denominadas como: boletins intermediários da taxa de câmbio. O tempo hábil para realização dessas consultas é de 10 minutos, iniciando às 10 horas, ou seja, a primeira consulta pode ocorrer entre 10h e 10h10 e, assim, sucessivamente quanto as outras.

Quando o Banco Central abre a cotação para os dealers para informar a taxa média do câmbio à vista, estes tem 2 minutos para informar qual a taxa média da sua negociação através do Sisbacen e, assim, com esses dados em posse, o Banco Central realiza a média da Ptax, descartando as duas melhores e as duas piores taxas para cada tipo de operação, para apresentar seu cálculo e divulgar nos boletins diários para consulta.

Portanto, para realizar as médias das taxas, considera-se tanto a venda quanto a compra do dólar. É importante ressaltar que, as constantes oscilações do dólar interferem na taxa Ptax no Brasil, e isso é atribuído ao regime do câmbio flutuante [inserir link texto taxa de câmbio] adotado por nosso país, que permite essa variação.

 

Onde consultar a Ptax?

A Ptax é divulgada pelos boletins diários do BACEN, as cotações podem ser consultadas de modo individual, através do sistema Ptax pelos quatro boletins que são lançados, sendo o primeiro com início no horário de 10 horas da manhã, período de abertura e as 13 horas da tarde, período de fechamento.

Ainda há a divulgação de um quinto boletim diário, que consiste na média simples dos valores apurados dos outros quatro boletins divulgados anteriormente.

É possível ter acesso a consulta das taxas diariamente pelo site oficial do Banco Central do Brasil.

 

Qual a diferença entre o dólar Ptax e o dólar comercial?

No sistema de cotações, é comum nos depararmos com o termo ‘’dólar comercial’’ e assim, muitas vezes nos pegamos no questionamento do que é exatamente essa classificação e qual a relação ou diferença com o dólar Ptax.

Pensando nisso, decidimos explicar de forma simples e breve essa dúvida recorrente que aparece na cabeça de várias pessoas.

 

Dólar Comercial:

O dólar comercial é regido pelo princípio da oferta e demanda para que se possa estabelecer a cotação da moeda norte americana em relação a moeda brasileira, em outras palavras, sua cotação é variável devido às oscilações que derivam do câmbio flutuante, regime adotado pela política cambial brasileira para definir a taxa de câmbio [inserir link texto taxa de câmbio]. 

É utilizado para fins comerciais, sua aplicação se encontra em atividades que envolvam o comércio exterior, nas transações de importação e exportação, pagamentos de bens, produtos e serviços e remessas em geral.

O valor estabelecido para definir sua cotação pode ser influenciado por diversos fatores na sociedade, como crises internacionais e até na variação da taxa de juros estabelecida no país em determinado momento.

 

Dólar Ptax:

Reforçando o entendimento, o dólar Ptax, por sua vez, é aquele que possui uma cotação fixa que é feita com referência nas variações do mercado medidas durante o dia, em que se exprime a média das taxas calculadas pelo Banco Central.

Ao contrário do dólar comercial, a Ptax não representa os valores efetivos nas trocas de câmbio, pagos ou recebidos pelo consumidor em compras, em remessas de dólar ou em outras operações que envolvem o dólar, devido a outras despesas que constam nessas, como as taxas das casas de câmbio, por exemplo.

 

Suas transações em moeda estrangeira de maneira eficiente!

Agora que você sabe o que é a Ptax, consegue perceber a importância e a influência que ela tem no modo que você usa seu dinheiro?

A Ptax deve ser analisada em todas as operações financeiras que você realiza em dólares americano, já que, sofrem variações durante o dia e é fundamental esse trabalho para ter escolhas mais assertivas e, nós da Swap câmbios te ajudamos nisso!

Entre em contato com nossos especialistas por aqui e faça já suas operações com a gente de forma segura e precisa! Trabalhamos com transparência e com as melhores taxas do mercado. 

Comece agora!

Para não perder nenhuma novidade sobre o mercado financeiro, acompanhe a gente nas redes sociais!

Instagram

Facebook

Youtube

Publicado por Swap Câmbios e Capitais

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Desenvolvido por