Como funciona o recebimento antecipado de exportação?
O recebimento antecipado por uma exportação ocorre quando o importador efetua o pagamento antes do embarque da mercadoria
Esse tipo de transação é a mais vantajosa e segura para quem exporta, pois é uma garantia de que não haverá calote na transação. Além disso, permite que a empresa tenha capital de giro para dar andamento em suas atividades.
Entretanto, é preciso muita confiança por parte do importador, que corre o risco de não receber pela mercadoria.
Se você é importador ou exportador, ou quer saber melhor sobre os benefícios e riscos dessa modalidade de pagamento, leia o artigo até o final!
Importância do comércio internacional
As economias nacionais não são capazes de produzir todos os produtos de que necessitam, e o comércio internacional é uma necessidade de todos os países, como resultado temos transações comerciais de mercadorias e serviços entre exportadores e importadores do mundo todo suprindo necessidades de consumo de bens e serviços entre populações. As operações de importação e exportação constituem um elemento essencial ao desenvolvimento de determinadas economias ou regiões. As exportações, por exemplo, podem impactar o setor terciário da economia local através do aumento da demanda por serviços, elevando os níveis de renda e de emprego da população, e contribuindo para o crescimento econômico do país.
O Brasil é um dos 25 maiores exportadores do mundo e, dentre os principais parceiros comerciais, encontram-se: a União Europeia, principalmente Alemanha, Itália, França, Espanha e Holanda, Estados Unidos, Argentina, Japão, Paraguai, Uruguai, México, Chile, China, Singapura, Coreia do Sul e Índia.
Quais os passos para o recebimento antecipado de exportação?
Na prática, para fazer o recebimento antecipado de uma exportação, a instituição financeira de sua escolha para a operação de câmbio disponibiliza os Canais Bancários Internacionais, que nada mais são do que os códigos internacionais que identificam sua conta para recebimento de valores em moeda estrangeira. Você informa tais dados ao seu cliente, que faz uma transferência (comprovada pelo swift) e, na média, em dois dias, o valor fica disponível para o fechamento do câmbio.
A partir disso, o exportador negocia a taxa cambial para conversão do montante em moeda estrangeira para reais, apresenta a documentação referente àquela exportação, assina o contrato de câmbio e, no mesmo dia, ou no dia subsequente, os valores em reais costumam estar disponíveis.
Vantagens e desvantagens do pagamento antecipado de exportação
Para o exportador, as vantagens são: risco zero de inadimplência, isenção dos custos de cobrança, obtenção de recurso financeiro para financiamento da produção e a principal desvantagem é que o exportador assume o risco da variação cambial.
Para o importador, as vantagens são: a transferência do risco de variação do preço do bem ao exportador e a obtenção de vantagem quanto à redução no preço do bem. Já as desvantagens são maiores, como o desencaixe de capital de giro, o fato de assumir os riscos políticos e comerciais e a possibilidade de atrasos por contingenciamento da exportação do produto.
SWAP: a sua operadora de câmbio
Informação é poder!
Nós, da SWAP, sempre buscamos te deixar atualizado sobre os acontecimentos do mercado de câmbio para que você possa ter maior assertividade nas suas operações.
Atuamos com câmbio, derivativos, fechamentos e consultorias, e buscamos oferecer para os nossos clientes as melhores soluções por meio de um atendimento especializado que visa simplificar a sua vida!
Descomplicação, transparência, agilidade, unido a experiência e as melhores taxas do mercado – essa é a SWAP!
Seja o primeiro a comentar!