Voltar

Entenda a diferença entre dólar comercial e dólar turismo

Publicado 19 de maio de 2023.

Fala Swaper! Certamente você já deve ter ouvido falar que o dólar americano é a moeda mais importante do mundo. Embora, nos últimos meses, tenha se intensificado um movimento de desdolarização de alguns países, o dólar ainda é a moeda de maior circulação do planeta e sua variação afeta a economia global. 

Viagens internacionais, compras em sites estrangeiros a até o valor dos alimentos em território nacional são afetados pelas variações do dólar, sendo importante conhecer as modalidades dessa moeda americana.

O dólar comercial

O dólar comercial é o câmbio utilizado no comércio internacional para converter as moedas locais em um valor utilizado internacionalmente. O dólar comercial não pode ser adquirido por pessoas físicas, sendo utilizado na negociação entre empresas no exterior e em transações do governo, além das operações na bolsa de valores.

A taxa de conversão do dólar comercial é definida pela oferta do mercado e procura da moeda. Nesse caso, é indispensável a intervenção do Banco Central para manter a moeda estável, já que os valores variam constantemente durante o dia.

Como parâmetro para verificar a cotação do Dólar Comercial podemos utilizar a Ptax Calculada pelo Banco Central do Brasil, ela consiste na média de taxas informadas pelos dealers de dólar durante quatro janelas ao longo do dia.

O dólar turismo

O dólar turismo é o câmbio utilizado por pessoas físicas, para compra de dólar em espécie, compra de produtos no exterior e para débitos em conta corrente. Ele também é utilizado pelas corretoras ao negociar a venda de moeda estrangeira para um cliente que vai viajar, por exemplo.

O valor do dólar turismo geralmente é mais alto do que o dólar comercial, pois sobre ele incide o lucro do agente de câmbio, corretora ou banco, , custos da importação do dinheiro com logística e segurança e o acréscimo de impostos como o IOF 

Sobre o dinheiro em espécie o IOF é mais baixo, com alíquota em torno de 1,1%.

Já para os cartões de crédito ou cartões pré-pagos, a alíquota fica em torno de 6,38%.

Um dos fatores que torna o valor do dólar comercial mais barato é o maior volume de transações realizadas por instituições financeiras e empresas, que consequentemente tornam a movimentação da moeda mais praticável. 

A diferença entre o dólar turismo e o dólar comercial acontece em praticamente todos os países. A cotação do dólar comercial impacta nas outras moedas e também na cotação do dólar turismo, por isso é importante acompanhar as variações de ambas.

Dólar paralelo

O dólar paralelo é uma modalidade de circulação da moeda fora do sistema oficial de capitais internacionais, ou seja, ele não é regulamentado pelo Banco Central e sua comercialização é ilegal.

Essa modalidade surgiu no Brasil na década de 1990 como forma de proteção da instabilidade econômica da época. Entretanto, atualmente, ele está associado com operações ilegais como lavagem de dinheiro e sonegação de impostos.

Quer saber mais sobre os fatores que influenciam o dólar e como conseguir as melhores cotações? Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de notícias e dicas semanais sobre o mercado internacional! 

SWAP: a sua operadora de câmbio

Nós da SWAP, sempre buscamos te deixar atualizado sobre os acontecimentos do mercado de câmbio para que você possa ter maior assertividade nas suas operações.

Atuamos com câmbio, derivativos, fechamentos e consultorias, e buscamos oferecer para os nossos clientes as melhores soluções por meio de um atendimento especializado que visa simplificar a sua vida!

Descomplicação, transparência, agilidade, unido a experiência e as melhores taxas do mercado – essa é a SWAP!

Se você precisa de um parceiro confiável para suas operações no mercado de câmbio, conte com a gente! E não deixe de nos seguir nas redes sociais para se manter informado! 

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Desenvolvido por