Voltar

Disponibilidade no exterior: o que é, processos, custos e como funciona

Swap-Cambio-disponibilidade-no-exterior-o-que-e-processos-custos-e-como-funciona-Blog
Publicado 2 de fevereiro de 2021.

Quando falamos em disponibilidade no exterior, estamos tratando de dinheiro internacional! Em outras palavras, é uma vida financeira ativa, fora do Brasil. 

Geralmente, o montante fica disponível por meio de envios regulares, para um determinado objetivo, seja ele pessoal ou empresarial.

Hoje, vamos falar sobre esse dinheiro internacional e como manter uma vida ativa fora do Brasil de forma segura e transparente… 

Mas, antes, é preciso entender o que significa disponibilidade no exterior. Logo após, vamos falar sobre como funciona, no que implica, e muitas outras dúvidas que você pode ter sobre o assunto.

 

O que é disponibilidade no exterior?

É basicamente, fazer uma transferência da sua conta aqui no Brasil para uma conta estrangeira também sua. 

Se esse tipo de transferência é feito de uma conta sua no Brasil para outra também dentro do país, chamamos isso de transferência de mesma titularidade.

Mas se a transferência é feita de uma conta sua do Brasil para uma registrada com seus documentos, mas fora do país, então chamamos de disponibilidade no exterior.

Ou seja: do mesmo jeito que você pode inserir dinheiro nas contas bancárias dentro do seu país, também poderá fazer isso em contas no exterior, por meio de uma remessa de dinheiro.

Esse serviço é uma maneira fácil e prática de poupar dinheiro com um objetivo traçado para o futuro. Antes de mais nada, é preciso ficar atento aos critérios para manter sua conta ativa e de maneira legal. 

A princípio, qualquer pessoa que tem conta bancária em outro país, pode alimentar suas contas, desde que estejam sob a mesma titularidade dentro e fora do Brasil.

Aqui estão algumas dicas importantes para utilizar esse recurso

  • – Atender as especificações das circulares, principalmente a de nº 3.691
  • – Enviar a Declaração Anual de Capitais Brasileiros no Exterior (CBE) caso possua bens/ativos iguais ou superiores a US$ 1.000.000.000 ou equivalente em outra moeda;
  • – Também é necessário declarar todo investimento no exterior em seu Imposto de Renda.

Documentos e cuidados necessários para a disponibilidade no exterior

Antes de aderir a essa modalidade, é importante ficar atento para possíveis cobranças de alíquotas da Receita Federal (RF). 

Por isso, recomendamos que sempre procure um especialista de sua confiança, para, então, entrar para o mundo das transações internacionais. 

Ainda falando sobre as suas remessas de dinheiro como disponibilidade no exterior, o dinheiro só pode partir de pessoas residentes no Brasil. Em alguns casos, pode ser necessário apresentar comprovantes de capacidade financeira para fazer este envio.

Documentos como holerite ou pró-labore já são suficientes para fazer essa comprovação e permitir que você siga com sua operação de disponibilidade no exterior tranquilamente. 

Além disso, também há uma documentação padrão, necessária para fazer operações de disponibilidade no exterior:

  • Documento de Identificação Pessoal;
  • Comprovante de Residência;
  • Declaração do Imposto de Renda + Recibo de envio

Depois de fechar o câmbio, uma TED em Reais é realizada para os dados bancários da instituição financeira. Em até 48 horas, o dinheiro cai na conta destino no exterior, com a moeda acordada.

 

Taxas e limites para envios de disponibilidade no exterior

Para enviar dinheiro ao exterior é cobrada uma taxa de 1,1% referente ao IOF (Imposto sobre Operação Financeira).

Agora, quanto aos limites, no momento não existe nada estabelecido pela RF. O único critério seguido à risca é sobre a capacidade financeira do remetente, que pode ser estabelecida anualmente ou por operação.

O importante é possuir liquidez, como saldo disponível em conta corrente, imóveis liquidados, bens móveis e receita anual em conformidade com o valor que vai enviar; assim, é mais garantido que a instituição financeira aprove sua operação.

Como explicamos acima, os custos deste processo são variáveis, de acordo com a taxa de câmbio e da moeda destino. Alguns pequenos gastos para o sucesso da remessa são:

  • Custo da TED cobrada pelo seu banco em moeda nacional;
  • Spread bancário que será cobrado no fechamento do câmbio;
  • IOF (Imposto sobre operações financeiras) da operação, com alíquota de 1,1%, que é calculado sobre o valor total em Reais;
  • Custo da tarifa de transferência (de acordo com cada banco).

Leia mais sobre Spread bancário clicando aqui.

 

Segurança e outras vantagens da remessa internacional

Além da facilidade nas operações e da agilidade de processos, a disponibilidade no exterior ajuda muito no sentido de ter uma vida tranquila.

Hoje, cerca de 190 países aceitam o envio expresso de dinheiro entre si. Isso mostra que o mundo está cada vez mais globalizado e que tudo e todos estão cada vez mais próximos. 

A segurança desta transação é extremamente importante, pois isso dá mais tranquilidade na hora de transferir dinheiro ao exterior.

Por exemplo: se a instituição financeira entender que o valor a ser enviado não é compatível com os ganhos de quem está fazendo a remessa internacional, automaticamente, ela nega o envio. 

Isso garante a segurança do sistema como um todo e evita fraudes, golpes ou crimes financeiros a nível mundial.

Precisa fazer uma remessa internacional?

Normalmente, o interessado em enviar dinheiro para o exterior deve acessar uma plataforma de sua escolha e efetuar cadastro. 

Com os dados inseridos, basta confirmar o pagamento e aguardar para que o valor chegue até o destino em até 48 horas depois de transferido.

E só depois disso, vem a parte de simulação de valor a ser trasladado, taxa de câmbio e outros tributos e valor final convertido na moeda escolhida. 

Gostou deste conteúdo? Ainda está com dúvidas? Fale com o nosso comercial e tire suas dúvidas, com a maior segurança e praticidade que você precisa. 

No WhatsApp, você vai falar com um especialista e receber uma verdadeira consultoria sobre as suas maiores dúvidas em operações cambiais. 

Ah, não esqueça de se inscrever na newsletter para receber informações valiosas da Swap Câmbio em primeira mão!

Até o próximo post!

Publicado por Swap Câmbio

 

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Desenvolvido por