O que são operações de câmbio?
Se você já ouviu falar, mas não entendeu muito bem o que são operações de câmbio e em quais situações elas são realizadas, esse texto vai esclarecer o assunto e ainda te dar algumas dicas!
Mas o que é uma operação de câmbio?
A operação de câmbio é a negociação da moeda estrangeira sendo feita com a TROCA da moeda de um país pelo outro.
A palavra “câmbio” significa troca, transformação. Essa troca é feita sempre que o indivíduo ou organização precisa realizar uma ação financeira que envolva uma moeda de outro país, o que engloba diversas situações.
Quando há necessidade de efetuar uma operação de câmbio, apenas instituições autorizadas pelo Banco Central são aptas a realizá-las.
O indivíduo ou organização entra em contato com essas instituições que farão a cotação e o fechamento de câmbio. A alta variação do câmbio interfere diretamente em muitos segmentos da economia brasileira.
Quer saber mais informações preciosas sobre o assunto? Leia este artigo até o final!
Quais os tipos de Operações de Câmbio?
Qualquer pessoa física ou jurídica que tem obrigações com a moeda estrangeira, precisa fazer a troca desta moeda pela moeda local.
Lembrando que câmbio nem sempre significa a troca de PAPEL MOEDA, mas também todas as transferências ou remessas feitas internacionalmente.
Existem nomes diferentes para esses dois tipos de câmbio:
- Câmbio TURISMO, que ocorre na compra ou venda de moeda estrangeira para viagens internacionais;
- Câmbio COMERCIAL, que ocorre em transferências financeiras e operações de importação e exportação.
Dentro do mercado de câmbio, temos duas operações, observadas do ponto de vista da instituição financeira:
- VENDA: Quando é necessário ENVIAR recursos para o exterior, o cliente precisa COMPRAR a moeda estrangeira, logo a instituição VENDE essa moeda para o cliente.
- COMPRA: Quando é necessário RECEBER recursos do exterior, o cliente precisa VENDER a moeda estrangeira, logo a instituição COMPRA essa moeda do cliente.
O valor de uma moeda em relação a outra, tanto na compra quanto na venda, é definido pela TAXA CAMBIAL. O Bacen não fixa uma taxa de câmbio específica, portanto, as instituições podem negociar com clientes a partir da cotação atual.
Como o câmbio afeta você?
- Se você for um investidor, por exemplo, a performance de ativos é diretamente influenciada por uma grande variação cambial, que acaba influenciando também na rentabilidade final.
- Se você for empresário, em processos do comércio exterior, seja importações ou exportações, o câmbio é extremamente importante, pois é o que realiza a compra ou venda da moeda, para pagar ou receber pelos itens ou serviços negociados.
- Se você for um viajante ou apenas possuir relacionamento financeiro com alguma conta estrangeira, precisa realizar uma operação de câmbio para poder pagar pelos bens e serviços oferecidos pelo país.
Por que é importante prezar pela qualidade nas suas operações de Câmbio?
Como dito acima, as variáveis de uma operação de câmbio afetam diretamente a sua empresa, seja na taxa cambial ou nos critérios tributários e burocráticos em torno das operações.
O mercado de câmbio é extremamente influenciado pelo mundo todo, se adaptando e se moldando a todo momento de acordo com os fluxos financeiros internacionais.
Não há nenhuma entidade ou nenhuma ação específica que afete a variação cambial, mas sim um conjunto de ações realizadas em tempo real.
Por isso, entender os acontecimentos no mundo e como afetam o mercado financeiro te dá uma certa segurança na hora do fechamento de câmbio.
O ideal é ter contato com um especialista antes de qualquer fechamento de câmbio, tanto para segurança financeira, como segurança fiscal, já que um fechamento de câmbio envolve documentos e processos burocráticos para que a operação seja realizada legalmente.
O risco de fazer operações de câmbio sem assessoria
A burocracia em volta das operações de câmbio são notáveis e é por isso que você não deve fazer essas operações de câmbio sem o olhar especializado de uma assessoria acompanhando todo o processo.
Em uma importação, por exemplo, a não entrega de alguns documentos pode bloquear suas operações e fazer com que você atrase o pagamento para o seu fornecedor.
Uma multinacional que atua há muito anos no mercado talvez não seja tão impactada, mas você, startup, que acabou de ingressar no mercado de importação e exportação, pode passar a imagem de amadorismo.
Hoje, temos mais de 100 instituições aptas a operar no mercado de câmbio no Brasil, entretanto, as 5 principais instituições mantêm mais de 70% do volume de câmbio nacional.
Grandes bancos, já conhecidos como burocráticos, não conseguem assessorar todos os seus clientes, tornando as operações de câmbio padronizadas e muitas vezes dando mais importância para outros clientes.
O cliente iniciante, que, com razão, tem inúmeras dúvidas, deveria ser o que mais tem acesso à informação e esclarecimentos sobre processos e critérios, tanto para manter as operações legais, como para maior custo-benefício.
Como a SWAP é diferente e pode te ajudar a melhorar suas operações de câmbio?
A Swap Câmbio e Capitais Internacionais não é uma corretora, nem um banco. A SWAP é um time de especialistas, registrados no Banco Central a realizar operações de câmbio e toda a parte documental em torno da operação.
Diferente dos bancos, prezamos o relacionamento estreito com nosso cliente, procurando entender a demanda do cliente e qual a melhor maneira para que ele realize as operações de câmbio.
Contato por telefone e Whatsapp, proporciona ao cliente a liberdade de a qualquer momento tirar dúvidas, compartilhar seus receios e ter acesso à visão do mercado de um especialista, que sabe o melhor momento e a melhor forma para atender a sua necessidade.
Você não precisa mais ficar horas no telefone tentando achar alguém que te entenda; não precisa mais gastar tempo e paciência para ir ao banco e paciência para ir ao banco e tentar explicar a algum gerente o que você precisa…
Aqui, você fala direto com um especialista, sem burocracias.
O que fazemos dentro das operações de câmbio?
A Swap oferece todo o arcabouço por trás das transações internacionais, desde o acompanhamento das documentações necessárias, até o acompanhamento da taxa de câmbio para realização da operação na melhor condição para você.
Para começar um relacionamento com a Swap, basta abrir um cadastro transacional, ou seja, sem custos, que será usado somente para transações internacionais.
Uma vez aberta a conta, toda e qualquer operação de câmbio a ser realizada, você pode contar conosco e tirar as suas dúvidas, tendo como opção a visão de especialistas e a oportunidade de medir se a sua instituição financeira atual está sendo justa e benéfica para você.
Nossos valores estão pautados em transparência e honestidade. Sem surpresas ou pegadinhas nas suas liquidações.
As suas operações de câmbio impactam sua vida mais do que você imagina, e você só perceberá quando esse serviço estiver sendo entregue à você da melhor forma.
Quer saber mais sobre operações de câmbio e mercado financeiro? Continue acompanhando nossos posts no blog e nossos vídeos no nosso canal do youtube! Experiência que melhora a sua experiência!
Até a próxima!
Além do texto, também gravamos um vídeo com as principais informações que você precisa saber antes de ser parceiro da SWAP; é só apertar o play e assistir por aqui mesmo!
Publicado por Swap Câmbio
Seja o primeiro a comentar!