Adiantamento sobre o Contrato de Câmbio: O que é e como funciona?
Ainda não conhece o Adiantamento sobre o Contrato de Câmbio? Você é exportador e tem dificuldade com o seu fluxo de caixa devido ao longo prazo para receber o pagamento das suas exportações?
Via de regra na exportação, os produtos são enviados ao comprador (importador), e o pagamento é feito mediante o recebimento do produto, ou seja, ao chegar em seu destino final.
Enquanto existem algumas outras modalidades para receber o pagamento por exportações, com determinação na negociação e afirmação contratual (que você pode saber mais sobre clicando aqui), nem sempre é possível receber o pagamento antecipadamente via negociação.
Como resolver esse problema e antecipar recebíveis?
É aí que entra o Adiantamento sobre Contrato de Câmbio, também conhecido como ACC, uma modalidade de crédito que permite que o exportador possa acessar de forma imediata parte do pagamento da exportação realizada. Então continue lendo!
O que é ACC – Adiantamento sobre o Contrato de Câmbio ?
O Adiantamento sobre o Contrato de Câmbio (ACC) é uma operação de crédito que funciona como uma forma de financiamento, uma linha de crédito exclusiva para exportação, que visa antecipar a receita dessa operação, e é contratado por meio de instituições financeiras que têm autorização para atuação no mercado de câmbio.
Em outras palavras, ele se caracteriza por ser uma antecipação da receita de uma exportação, sendo uma modalidade que capta os recursos previamente definidos em moeda nacional (no caso o Real) para a efetivação de uma exportação futura, por intermédio de um banco, pagando uma taxa fixa de juros.
Então, se você é um exportador que necessita de capital de giro disponível para sua produção, ou não deseja tomar uma linha local devido aos altos custos, o adiantamento sobre o contrato de câmbio é uma alternativa viável para o seu negócio.
A intenção é otimizar processos de uma forma rápida e simplificada. Para isso, o ACC também incorpora o que denomina-se ACC indireto, podendo ser uma opção para o financiamento dos exportadores indiretos.
Essa modalidade inclui os que pertencem a categoria dos fabricantes de insumos, como as embalagens e montagens de mercadorias, que também deverão participar do processo de exportação, sendo permitido a esses solicitar o crédito aos bancos para suas atividades e devendo declarar os produtos que serão enviados ao exterior.
Como funciona o ACC?
A empresa exportadora interessada no Adiantamento sobre o Contrato de Câmbio deve entrar em contato com o Banco que disponibiliza essa linha de crédito.
Essa instituição financeira vai, então, realizar uma análise do crédito, verificando se há a possibilidade de aprovação da garantia do crédito após a análise da atual situação financeira da empresa em questão.
O contrato entre as partes é então elaborado (durante a fase de produção ou pré-embarque) e o exportador tem a obrigação de entregar o que foi negociado com o importador.
No entanto, se esse contrato acontece na etapa de comercialização ou pós-embarque, é necessário optar por outro tipo de contrato, o ACE, que é o adiantamento sobre cambiais entregues (você verá mais sobre a seguir).
A partir desse ponto, o banco realiza um contrato de câmbio no (dia da solicitação) que credita o valor para a exportação, e define assim qual será a taxa de câmbio de sua operação.
O dinheiro então cai em sua conta para que você possa produzir, realizar embarque e então quando do recebimento da ordem de pagamento a título do pagamento pelos mercadorias exportadas, essa cambial ficará retida pelo banco como pagamento ao crédito concedido, descontando o deságio (taxa de juros acordada na operação).
O que é ACE?
O ACE – Adiantamento Sobre Cambiais Entregues, é, também, uma antecipação dos recursos da moeda nacional (Real) ao exportador após o embarque da mercadoria no solo internacional mediante transferência dos direitos sobre a venda a prazo para o Banco intermediário.
Enquanto o ACC trata-se da antecipação dos recursos para uma exportação futura, o ACE antecipa após o embarque da mercadoria no exterior, ou seja, o ACC tem como foco o financiamento da fase de produção e o ACE direciona a fase de comercialização do bem.
Isto é, quando já embarcou a mercadoria e precisa antecipar isso para seu fluxo de caixa, como se fosse um desconto de uma duplicata: você desconta o embarque da sua operação no banco de uma forma simples.
Essa é uma medida excelente para fomentar a exportação, valendo-se destacar que nesta operação, também não incide IOF (imposto sobre operações financeiras).
Quais são os prazos ?
Via de regra, os prazos estabelecidos para realizar o Adiantamento sobre o contrato de câmbio – ACC são de 360 dias, para bancos maiores.
Porém, com os atuais acontecimentos ocasionados pela crise sanitária pandêmica do COVID-19, esse prazo agora é passível de flexibilização, podendo ser prolongado.
Para os bancos menores que creditam esse tipo de operação, os prazos tendem a ser mais curtos que os adotados pelos grandes bancos: cerca de 180 dias por se tratar de uma operação rápida e instantânea, afastando assim o longo prazo da condição anterior.
Já o prazo que trata do Adiantamento Sobre Cambiais entregues (ACE), tem o prazo fixado em 390 dias.
Quais são as vantagens do ACC e do ACE:
As vantagens proporcionadas por essas modalidades de financiamento no processo de internacionalização são inúmeras, tanto o ACC quanto o ACE podemos elencar que as principais se constituem em:
- A isenção de IOF (impostos sobre operações financeiras);
- Aumento da produção empresarial;
- Agilidade e segurança no processo de forma simples e eficaz;
- Antecipação de até 100% do valor da exportação do produto com prazos justos e adequados tanto na fase pré-embarque (ACC) quanto na pós-embarque (ACE);
- Taxas de juros internacionais;
- Recebimento do valor à vista de exportação realizadas no prazo;
- Fomento da economia e das relações comerciais do Brasil com o exterior.
A antecipação das exportações à receber por intermédio de Bancos locais nas modalidades ACC ( Adiantamento Sobre o Contrato de Câmbio) e ACE (Adiantamento Sobre Cambiais entregues) otimizam seu capital e trazem fôlego para o fluxo de caixa da empresa, e se você tem ainda alguma dúvida ou precisa de auxílio para isso, você pode contar com a SWAP CÂMBIO!
Nossos especialistas podem te ajudar nessa operação, basta clicar aqui para entrar em contato e tirar as suas dúvidas!
E se você quer ver mais artigos e dicas como esse, você pode se inscrever nas nossas redes sociais:
Nos vemos na próxima!
Publicado por Swap Cambio
Seja o primeiro a comentar!