Saiba mais sobre o tema bolsa de valores globais
Fala SWAPERS, beleza? A adesão dos brasileiros na bolsa de valores vem, recentemente, ganhando destaque pela crescente presença de investidores.
Em dezembro de 2021 o número de investidores pessoa física na bolsa teve a maior alta percentual mensal com +27,1%, atingindo a marca de 4.976.145 investidores na Bolsa Brasileira (B3).
Acreditamos que essa crescente presença de investidores nos últimos anos, está devidamente atrelada com a propagação de informações e melhora da educação financeira no país.
Nós da SWAP, fazemos parte disso! Nos comprometemos em entregar os melhores serviços e conteúdos sobre o mundo financeiro, especialmente, sobre o mercado de câmbio.
E para você não ficar de fora e jogar com os outros players no mercado, preparamos esse artigo educativo sobre a bolsa de valores globais para instruir você!
Vamos lá? Continue lendo.
O que é bolsa de valores?
A bolsa de valores, teoricamente, nada mais é do que uma entidade, um mercado organizado que realiza negociações de ativos financeiros abertamente, ou seja, é um ambiente que faz a gestão de negócios entre duas partes: a vendedora e a compradora.
O mercado da bolsa de valores proporciona maior segurança e eficiência em suas operações, visto que é composta por agentes com interesse em comum nessa atividade como corretores, investidores, empresas, o que traz maior liquidez para seu negócio, de modo geral.
São diversos os ativos financeiros disponíveis no mercado que podem ser negociados na bolsa de valores, tal como commodities, ações de empresas, fundos imobiliários, mercado de juros, dólar (ou moeda em geral), etc.
Como funciona a bolsa de valores?
Basicamente, a bolsa de valores é um lugar que conecta pessoas interessadas na compra e venda de ações e outros ativos financeiros que sofrem variações em tempo real, essa oscilação nos preços está ligada a fatores externos. Dessa maneira, uma determinada empresa abre seu capital e oferta suas ações em troca de valores, então, o investidor realiza a compra de determinada ação e adquire uma pequena parte do negócio da empresa.
A dinâmica do funcionamento da bolsa de valores dependerá de qual o objetivo do agente em sua operação: a ótica do investidor ou a da empresa vendedora. Definindo esse critério, tem-se a configuração do mercado primário ou do mercado secundário.
A diferença primordial entre o mercado primário e secundário é o agente da negociação, ou seja, quem realiza as operações e para qual fim o recurso, resultado dessa, se destina.
Mercado Primário:
No mercado primário, a negociação é feita diretamente entre a empresa e os investidores na bolsa de valores.
Desse modo, há um aumento no capital da empresa, pelo fato de que as novas ações vendidas na bolsa geram caixa para a própria companhia.
Geralmente as empresas operam o mercado primário pelo processo IPO (Initial Public Offering) que ocorre durante a abertura de capital na bolsa de valores.
Mercado Secundário:
Nesse cenário, os investidores compram e vendem ações que já existem nas empresas, uma relação indireta, ou seja, o investidor adquire uma ação de outro investidor. Essa operação não afeta o caixa da companhia, pois o papel só troca de player.
Quais são as principais bolsas de valores?
Existem diversas bolsas de valores espalhadas ao redor do mundo e, assim como cada país e região, cada bolsa também possui suas peculiaridades e também tem seus preços manejados diariamente conforme os acontecimentos internos de cada país.
As principais bolsas de valores globais são:
- NYSE (New York Stock Exchange): é considerada a mais relevante bolsa de valores em escala mundial, localizada nos EUA e situada na famosa Wall Street que contém as ações das maiores empresas estadunidenses tais como a Coca-Cola, American Express, McDonald ‘s, etc.
- NASDAQ (National Association of Securities Dealers Automated Quotations): Também situada nos EUA e com grande valor de mercado, agrega empresas como Amazon, Apple, Google, Facebook, Microsoft, etc. Conhecida por unir empresas do ramo tecnológico.
- EURONEXT: é a principal bolsa de valores europeia que guardam as ações da L’Óreal, Carrefour, Santander, etc.
- LSE (London Stock Exchange): Outra bolsa de grande relevância mundial é a de Londres, com as seguintes empresas listadas: HSBC Holdings, British American Tabacco, Anglo American, etc.
- TSE (Tokyo Stock Exchange): A bolsa de valores de Tóquio agrega as empresas que utilizam o índice Nikkei 225 que contam com a Nissan, Panasonic, Toyota, Honda, Nissan e outras grandes empresas.
- SSE (Shangai Stock Exchange): A bolsa de valores da China possui grande relevância, com grande impacto financeiro no mercado global e é responsável por empresas como: China Life, Kweichow Moutai, Bank of China, etc.
- B3 (Brasil, Bolsa, Balcão): A bolsa de valores brasileira, que é considerada a quinta maior do mundo, contando com as empresas de grande valor: Ambev; JBS Friboi; Petrobras, dentre outras.
Como as bolsas globais influenciam seus investimentos?
Em um mundo globalizado, tal como estamos inseridos, é fundamental a análise das bolsas de valores mundiais pois, conforme demonstrado, essas grandes empresas influenciam o mercado financeiro como um todo, inclusive afetando o comportamento das cotações na bolsa de valores brasileira (B3).
Pense bem, quando um acontecimento interno ocorre na China e venha afetar algum determinado bem que componha a bolsa de valores, produz um efeito em cadeia até que afete outros bens em diversas bolsas de valores e chegue na sua carteira de ativos.
Para ilustrar essa influência, peguemos como exemplo as commodities, quando o preço de uma determinada commoditie cai na bolsa chinesa, devido a questão do fuso horário, o pregão desse país ocorre antes das demais bolsas e assim, quando as bolsas abrem para suas operações, já é possível traçar um panorama de investimento conforme as tendências do mercado com o novo preço entabulado.
Por que devo investir na bolsa de valores?
Investir na bolsa de valores é uma das melhores formas de otimizar seu dinheiro, por se tratar de um investimento de renda variável, seus lucros podem ser expressivos em um curto espaço de tempo.
Há diversas opções de ativos para diferentes perfis e objetivos de investidores, para aqueles que gostam de mais estabilidade e controle e para os mais corajosos que estão dispostos a se jogar.
Além disso, a segurança, a facilidade e a acessibilidade nas transações são pontos favoráveis para aderir a esse tipo de investimento, visto que, qualquer um pode começar a investir sem a necessidade de ter altos valores em mãos e você pode fazer isso no conforto de sua casa, já que, as operações acontecem em meio virtual através de plataformas específicas para este fim.
Swap: Sua parceira nas operações de câmbio!
Você quer entrar no mundo dos negócios e alavancar seu dinheiro?
Uma dica certeira, é não perder mais tempo e começar logo a investir na bolsa de valores, e nós da Swap te ajudamos a trilhar esse caminho e dar início a esse sonho!
Como você pode notar, entender mais sobre as bolsas de valores globais proporciona uma amplitude nas possibilidades e variações de investimentos para que você possa diversificar sua carteira e minimizar riscos.
Nossos profissionais estão à disposição para lhe ajudar a traçar uma estratégia elaborada para realizar suas operações de câmbio com o máximo de segurança e eficiência, preservando ao máximo seu dinheiro com as melhores taxas do mercado.
Então, se você deseja investir no exterior e operar na bolsa de valores, não perca mais tempo e entre em contato com a gente, bastando clicar aqui!
Siga nossas redes sociais para ficar sempre por dentro de tudo sobre câmbio!
Até a próxima!
Publicado por Swap Câmbio e Capitais Internacionais
Seja o primeiro a comentar!