Câmbio Futuro: como proteger a projeção de caixa da sua empresa
Se você já participa ou pensa em expandir as fronteiras e entrar para o mercado internacional, é preciso acompanhar o cenário econômico global e dos países envolvidos, e, mais ainda, a variação cambial.
Quem lida com importações e exportações está mais exposto à variação do preço das moedas, e isso pode trazer situações não desejadas se você não estiver preparado.
As operações de câmbio podem parecer complicadas em um primeiro momento, mas não precisam ser.
A melhor forma de se preparar no mercado é com informação e planejamento, e é por isso que trazemos hoje um assunto recorrente para pessoas jurídicas que lidam com o mercado internacional: câmbio futuro e câmbio pronto.
Aprenda, logo a seguir, sobre o que é taxa de câmbio e o que a define, e modalidades de operações de câmbio que com certeza vão te ajudar a proteger a projeção de caixa da sua empresa. Continue lendo!
O que é câmbio?
Antes de falarmos sobre câmbio futuro é preciso entender o que é câmbio.
Câmbio é quando existe a troca de uma moeda para outra. Por exemplo, quando você, residente do Brasil, que tem o Real como moeda, viaja para os Estados Unidos, que tem o dólar como moeda, você precisa trocar os seus reais por dólares, para poder utilizá-los na viagem.
O nome dessa troca é operação de câmbio.
Outro exemplo é no caso de importações e exportações. Novamente vamos imaginar um brasileiro e um norte americano.
O importador do Brasil precisa fazer operações de câmbio trocando reais por dólares para pagar pelos itens comprados pelo exportador americano.
O exportador brasileiro precisa realizar operações de câmbio de dólares para reais para receber o pagamento do importador americano.
Entenda o que é a taxa de câmbio
Uma taxa de câmbio é o valor da moeda de uma nação versus a moeda de outra nação ou zona econômica.
Por exemplo, quantos reais são necessários para comprar um dólar americano? Em 29 de janeiro de 2021, a taxa de câmbio era 5,44, o que significa que custava R$ 5,44 para comprar 1 dólar.
Então, entendemos que a taxa de câmbio entre duas moedas é a taxa pela qual uma moeda pode ser trocada por outra. Ou seja, a taxa de câmbio é o preço da moeda de um país em relação a outra moeda.
Se, por exemplo, no dia seguinte, seja necessário 7 reais para se comprar 1 dólar, dizemos que houve uma desvalorização do real perante ao dólar ou uma apreciação do dólar perante o real.
Mas como essa taxa de câmbio é ditada? É o que veremos a seguir.
O que determina a taxa de câmbio
A taxa de câmbio é um preço, e como todo preço no contexto de mercado obedece a famosa “oferta e demanda”, no caso, de divisas.
Logo, a quantidade de moeda estrangeira ofertada versus a quantidade de moeda estrangeira demandada em determinado país em um certo período de tempo é o que irá definir a taxa de câmbio.
A oferta de divisas vai depender do volume das exportações daquele país e da entrada de capitais externos, já que ambos precisam ser trocados por moeda nacional.
Já a demanda de divisas está relacionada com o volume de importações e com a saída de capitais externos (juros, empréstimos, dividendos, remessas de lucro, etc), já que para essas transações é necessário trocar a moeda nacional pela moeda estrangeira.
Empresas e as operações com taxa de câmbio
Para empresas, é preciso ter planejamento estratégico na hora de entrar em novos mercados e fazer operações de câmbio, e dessa forma ter a oportunidade de aumentar o faturamento com operações estrangeiras.
Para facilitar a vida do empreendedor em relação ao câmbio, as instituições financeiras costumam oferecer soluções amigáveis para atender às necessidades das empresas, independente de seu porte, em relação à moeda estrangeira.
Duas destas soluções são bastante conhecidas: câmbio pronto e câmbio futuro. Explicaremos melhor sobre cada uma a seguir para você entender como essas opções podem ajudar no seu negócio.
[sugestão de imagem: moedas estrangeiras]
Câmbio Pronto
O que é câmbio pronto?
O câmbio pronto é uma operação de venda ou compra à vista de moeda estrangeira.
Essa operação permite o fluxo de trocas de moedas com o objetivo de atender obrigações de recebimento ou pagamento em até dois dias.
Podemos dizer que essa modalidade de operação de compra e venda é sem risco de crédito. Isso porque, ela ocorre via a contratação de câmbio a ser liquidado em até 2 dias úteis, sendo a operação regulamentada pelo Banco Central.
Quais são as vantagens do câmbio pronto?
As taxas de conversão mais competitivas são a maior vantagem para as operações de câmbio pronto.
Outro ponto forte dessa modalidade é que ela possibilita à empresa a contratação da operação no momento mais oportuno, sendo a liquidação dada em até 2 dias.
Câmbio Futuro
O que é câmbio futuro?
O câmbio futuro, assim como o câmbio pronto, é uma operação de compra e venda de moeda estrangeira.
Essa modalidade, porém, tem foco em empresas de importação, exportação e prestação de serviços, onde grandes volumes são transacionados e é preciso ter maior previsibilidade do comportamento das moedas estrangeiras em relação à moeda local, devido a influência da oscilação nas margens de custos e lucro dos produtos.
Logo, a modalidade de câmbio futuro procura proteger essas transações através do travamento da taxa cambial hoje para liquidação numa data futura. Dessa forma, essa modalidade permite que o contratante liquide uma operação de câmbio numa data futura com uma taxa de câmbio já sabida e pactuada, evitando surpresas desagradáveis com oscilações indesejadas.
A liquidação neste caso é acima de 2 dias úteis.
Quais são as vantagens do câmbio futuro?
O maior ganho em operar com o câmbio futuro é a salvaguarda de incertezas e oscilações de câmbio, o que permite melhor planejamento das operações da empresa em relação a custos e ganhos.
Quando usar cada uma das operações?
Agora que você compreendeu como funcionam essas duas modalidades de operações cambiais, você pode analisar cada situação de compra e venda da sua empresa e fazer a projeção do que é mais vantajoso naquele momento.
Essas operações podem parecer complicadas em um primeiro momento, mas pode ser fácil contando com especialistas de mercado como a SWAP Cambio. Se quiser conversar com um dos nossos especialistas, clique aqui.
Criamos esse conteúdo para que você comece a entender melhor sobre as transações de câmbio. Mas se você deseja saber mais, inscreva-se na nossa Newsletter; a informação fará toda a diferença em suas operações.
Publicado por Swap Câmbio
Seja o primeiro a comentar!