Política Socioambiental

Objetivo

Com o objetivo de dar diretrizes para refirmar o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável, observando seu impacto social, ambiental e climático, por meio do seu relacionamento com partes diversas, a SWAP Câmbio desenvolveu a presente Política de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática (“Política”). O conteúdo apresentado nesta Política tem, ainda, a finalidade de refletir os valores e compromissos da instituição visando desenvolver um trabalho de forma correta e justa, gerando contribuição positiva através dos seus produtos e serviços.

Público-alvo

Esta Política destina-se a todos os administradores, sócios, funcionários, prestadores de serviços e parceiros da equipe SWAP Câmbio, sendo aplicável a todas as atividades da SWAP Câmbio.

Introdução

A presente Política busca determinar práticas que permitam a avaliação, a anulabilidade e no caso de impossibilidade desta, a mitigação – e controle dos principais riscos sociais, ambientais e climáticos aos quais a SWAP Câmbio pode estar exposta, além de dar suporte para que a SWAP Câmbio seja um agente ativo na construção de uma sociedade mais consciente e responsável, sob o ponto de vista social, ambiental e climático. Esta política é pública e pode ser consultada no site da empresa, tanto pelo pessoal interno como externo.

Gestão social, ambiental e climática

A SWAP Câmbio mantém uma política compatível com seu porte e complexidade de suas atividades, que se reflete em importantes decisões, estratégias e práticas da equipe SWAP Câmbio, além de, conforme o caso, ser estendida aos seus colaboradores, prestadores de serviços, parceiros e clientes

Conforme destaca a Resolução CMN 4.945/2021 (BACEN), o conjunto de diretrizes e princípios de natureza social, ambiental e climática aplicados aos negócios, operações, atividades e nas relações com as partes interessadas, aplicáveis à atual política, consideramos:

Para a SWAP Câmbio, a sustentabilidade pode ser abordada mediante a analise do impacto das próprias operações e do relacionamento com os clientes; o atingimento de um equilíbrio de resultados ambientais, sociais, climáticos e econômicos positivos; a tomada de decisões corretas, agindo com integridade para garantir a realização de nossas prioridades estratégicas e a criação de um valor sustentável a longo prazo.

Portanto, todas as áreas da organização devem incorporar os conceitos de sustentabilidade ao desenvolver suas atividades de acordo com esta política, mas não se limitando, permitindo que nossos valores e nosso compromisso de assegurar um trabalho correto e justo, sejam garantidos para todos.

A SWAP Câmbio atua com responsabilidade social, ambiental e climática a partir de definições estratégicas, alinhadas às leis e às normas que regulamentam a matéria e aos pactos e compromissos eventualmente assumidos voluntariamente.

Pautamos nossa atuação pela ética, pela promoção dos direitos humanos e dos direitos fundamentais do trabalho, pela universalização dos direitos sociais e da cidadania e pelo respeito ao meio ambiente. Estamos sempre atentos aos possíveis impactos de natureza social, ambiental e/ou climática das nossas atividades, processos, produtos e serviços.

Buscamos desenvolver ações voltadas para a gestão socioambiental, a ecoeficiência e a prevenção da poluição e das emissões de carbono em produtos, serviços e processos.

Também buscamos adotar critérios de exclusão na realização de negócios, contratação de bens e serviços, investimentos ou parcerias societárias com terceiros que sejam responsáveis por dano doloso ao meio ambiente.

Novos clientes e/ou parceiros que não possuam política de responsabilidade socioambiental podem estar sujeitos a restrições, proibições e execução de planos de mitigação, conforme as Políticas internas da SWAP Câmbio, bem como podem ter a sua contratação frustrada, sobretudo em decorrência de responsabilidade por dano doloso ao meio ambiente.

A avaliação dos riscos social, ambiental e climático é realizada de forma integrada à avaliação de risco de crédito e de acordo com a classificação de risco, os clientes e/ou parceiros poderão ser aprovados (ou não), conforme aplicável.

Governança: papéis e responsabilidades

A SWAP Câmbio reforça constantemente o seu compromisso em assegurar o cumprimento das diretrizes e dos objetivos desta Política e objetiva aperfeiçoá-la constantemente por meio de processo evolutivo e de melhoria contínua, visando identificar oportunidades para implantar os mais altos e adequados procedimentos que possam afastar ou mitigar riscos sociais, ambientais e climáticos, com intuito de criar uma cultura de responsabilidade organizacional, mitigando os riscos relacionados com fatores sociais e ambientais, e promovendo um ambiente empresarial mais sustentável.

Dentre os procedimentos adotados pela SWAP Câmbio, destacam-se:

i) Orientar os funcionários, prestadores de serviços, clientes e parceiros para que priorizem a obtenção de documentos por meio digital, sem a necessidade de impressão;
ii) Sempre que possível obter declaração por parte de seus fornecedores, prestadores de serviços, clientes e parceiros atestando a regularidade ambiental de suas atividades e a obrigação de sua manutenção durante a vigência do contrato;
iii) Estimular seus funcionários, prestadores de serviços, clientes e parceiros à adoção de boas práticas socioambientais, tais quais, mas não se limitando a:
a) promoção da inclusão social das pessoas portadoras de deficiências no mercado de trabalho;
b) erradicação extrema da pobreza e da fome, com a universalização do ensino fundamental, com o combate a corrupção em todas as formas, incluindo e não se limitando ao combate à extorsão e ao suborno;
c) proteger e preservar o meio ambiente, bem como a prevenir e erradicar práticas danosas ao meio ambiente, executando seus serviços em observância à legislação vigente;
iv) Incentivar a inovação de produtos e serviços que agreguem valor ao cliente e contribuam sob a perspectiva social, ambiental e climática.

O Departamento de Compliance, instituído e liderado pelo corpo diretivo da SWAP Câmbio, é o responsável pelo monitoramento, fiscalização, avaliação e manutenção da presente Política, bem como de eventuais manuais relativos ao tema.

Divulgação da informação

Essa política será divulgada por meio eletrônico e estará disponível ao público interno e externo, sendo revisada periodicamente no mínimo a cada três anos, ou extraordinariamente a qualquer tempo quando da ocorrência de eventos relevantes, pelo Departamento de Compliance da SWAP Cambio.

Temas e normas relacionadas

Visando abarcar todos os aspectos tratados nessa política, destacamos abaixo alguns, mas não se limitando, dos temas e normas que estão diretamente relacionados a ela:

Corrupção e Suborno: Todos os colaboradores da SWAP Câmbio devem aplicar e obedecer a Política de Anticorrupção e Antissuborno, de acordo com o especificado em normativo, bem como se utilizar do bom senso.

Ética e Conduta: Todos os colaboradores da SWAP Câmbio devem observar, na condução dos negócios da SWAP Câmbio, e de seus assuntos pessoais, as especificações contidas no Código de Ética e Conduta da empresa, bem como se utilizar do bom senso.

Lavagem de dinheiro: Todos os colaboradores da SWAP Câmbio devem aplicar e obedecer a Política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro, de acordo com o especificado em normativo, bem como se utilizar do bom senso.

Responsáveis pelo documento

Controle do Documento: Departamento de Compliance da SWAP Cambio.

Última Revisão: 07/02/2024

Desenvolvido por