Pagamentos internacionais de importação: antecipado, a prazo e à vista
Você é um importador ou tem vontade de começar a importar produtos do exterior para seu negócio?
Quando trabalhamos com importação, temos uma série de exigências legais, documentações e obrigações a cumprir – e é preciso realizar essa parte com muita atenção e cuidado para garantir que não haja nenhum problema em suas transações.
Para te ajudar, no post de hoje, vamos falar com você sobre os tipos de pagamentos internacionais de importação em relação aos seus métodos: antecipado, a prazo e a vista.
Continue lendo para saber tudo sobre o tema, a documentação necessária e como realizar de forma mais eficiente essa operação!
Vamos lá?
Modalidades de pagamentos internacionais de importação
As partes envolvidas nessa operação de pagamentos internacionais de importação são o exportador (ou vendedor) e o importador (ou comprador).
O importador é aquele que tem a necessidade de comprar algo do exterior, pelos mais diversos motivos, como preço, qualidade, competitividade, oportunidade de negócio, etc.
O importador então entra em contato com o exportador e juntos chegam a um acordo sobre o tipo de mercadoria, o prazo, forma de pagamento, e o que mais for necessário para dar continuidade à operação.
Feito isso, é de responsabilidade do exportador encaminhar os documentos de importação para o importador, gerando a cobrança para que seja feito o pagamento.
Existem 3 principais modalidades de pagamentos internacionais de importação. São eles:
- Pagamento antecipado
- Pagamento a vista
- Pagamento a prazo
Vamos entender o que eles são, como funcionam, como realizar o pagamento e quais os documentos necessários! Confira:
Pagamento antecipado de importação de mercadorias
O que é: Esse pagamento é aquele que é efetuado antecipadamente ao embarque da mercadoria.
Como funciona: O primeiro passo aqui é a negociação entre o comprador e o vendedor. Com ela concluída, o exportador faz a emissão da Proforma Invoice e encaminha esse documento para o importador
O importador realiza o pagamento da fatura.
Depois do pagamento, o exportador embarca as mercadorias para o importador, junto com o documento chamado: “Emissão do Conhecimento de Embarque”.
Ao receber a mercadoria, o importador deve então fazer o registro da Declaração de Importação e nacionalização da mercadoria.
Como realizar os pagamentos internacionais de importação antecipados?
Para realizar o pagamento deste pedido, o importador pode falar com a SWAP para fechar a operação de câmbio.
Documentos necessários no pagamento antecipado de importações:
- Proforma Invoice
PS: Existem alguns outros tipos de pagamento antecipado, que são mais complexos. Se quiser falar sobre eles e tirar as suas dúvidas, é só entrar em contato com o time da SWAP clicando aqui!
Pagamento à vista de importação de mercadorias
O que é: O pagamento à vista de mercadorias internacionais é aquele que ocorre após o embarque da mercadoria mas anteriormente ao desembaraço aduaneiro da mercadoria.
Como funciona:
- É feita a negociação entre o exportador e importador onde é estabelecido que o método de pagamento será à vista. Com a negociação concluída, é emitida a Invoice condição “CAD” (termo utilizado internacionalmente para classificar operações à vista)
- O exportador então já embarca as mercadorias e emite o Conhecimento de Embarque.
O importador realiza o pagamento das mercadorias
O importador recebe as mercadorias e realiza o registro da Declaração de Importação e nacionalização da mercadoria.
Como realizar os pagamentos internacionais de importação à vista?
No momento em que o importador precisa realizar os pagamentos internacionais dessa importação, ele ainda não tem em sua posse os documentos originais referentes à transação. O que fazer então?
É só entrar em contato com a SWAP Câmbio e Capitais para fechar o câmbio portando a CÓPIA da Invoice, a CÓPIA do conhecimento de embarque, transita os reais, para que possamos registrar devidamente a operação junto ao BACEN, e enviamos o pagamento em moeda estrangeira para a instituição financeira apontada pelo exportador.
Documentos necessários no pagamento à vista de importações:
CÓPIA da Commercial Invoice
CÓPIA do Conhecimento de Embarque
Pagamento à prazo de importação de mercadorias
O que é: Pagamentos à prazo normalmente são aqueles até 360 dias.
O importador recebe a mercadoria, nacionaliza-a, comercializa-a, e depois de um tempo, dentro desse período de 360 dias, efetua o pagamento dessa remessa.
Normalmente, entende-se que deriva de um relacionamento comercial duradouro / de confiança entre o exportador e importador.
Como funciona:
- Negociação entre exportador e importador, com a emissão de uma Commercial Invoice condição “A prazo”
- Embarque das mercadorias para o importador com a Emissão de Conhecimento
- O importador recebe as mercadorias e realiza o registro da Declaração de Importação e nacionalização da mercadoria.
- O importador faz uso da mercadoria
Depois do prazo estabelecido na negociação, o importador realiza o pagamento internacional da importação.
Como realizar os pagamentos internacionais de importação à prazo?
No momento em que o importador precisar realizar os pagamentos internacionais dessa importação, ou até antes da data limite, é só entrar em contato com a SWAP para podermos fechar o câmbio!
O importador precisa encaminhar a D.I. e os Dados bancários do Exportador para a SWAP, para que então possamos transitar os reais, registrar devidamente a operação junto ao BACEN, e enviar o pagamento em moeda estrangeira para a instituição financeira apontada pelo exportador, para que assim ele possa ser creditado.
Documentos necessários no pagamento à prazo de importações:
- Declaração de Importação
- Dados bancários do Exportador
Você ainda tem alguma dúvida?
Se ainda restaram dúvidas sobre esse processo, não perca tempo, entre em contato com a SWAP – estamos aqui para te ajudar! Você pode acompanhar nossos conteúdo do Canal Swap
Publicado por SWAP Câmbio
Seja o primeiro a comentar!