Voltar

Fluxo Cambial: Como ele influencia na economia?

SWAP_BLOG_FLUXO_CAMBIAL
Publicado 25 de maio de 2021.

O fluxo cambial é um importante indicador econômico pois evidencia a entrada ou saída de capital estrangeiro no país, traduzindo quais as expectativas do mercado em relação ao país em questão. 

O fluxo cambial é o resultado das somas entre a balança comercial e o saldo financeiro, em que a balança comercial é a diferença entre a exportação e importação e o saldo financeiro refere-se à diferença entre a entrada e saída de capital.

Dessa maneira, fluxo cambial = (saldo comercial) + (saldo financeiro).

Desde os anos 80 o Banco Central (BC) vem divulgando semanalmente estes valores, expressados em dólares norte-americanos.

Entender a composição dos itens descritos acima proporcionará um melhor entendimento de como o fluxo cambial traduz o cenário econômico de um país.

Continue lendo para saber mais sobre!

 

O que é o saldo comercial?

 

O saldo comercial representa a relação do valor total de bens exportados e importados de um país em um dado período de tempo. Quando um país exporta uma quantidade maior de bens relativos a sua importação, ocorre o fenômeno que chamamos de superávit.

O superávit é um fator positivo e representa o saldo que o país obteve nas transações comerciais. 

No caso das importações serem maiores que as exportações, obtêm-se um déficit no saldo comercial. Esse déficit em alguns casos representa um ponto negativo na economia de um país, pois esse país depende muito de bens estrangeiros para consumo interno.

 

O que é o saldo financeiro?

 

O saldo financeiro expressa a relação de todos os valores, expressos em dólar, que envolvam operações financeiras entre o país e o exterior, tais como: investimento estrangeiro direto, investimentos de carteira, investimentos em derivados financeiros, ativos de reserva e outros investimentos.

 

Investimento Estrangeiro Direto

 

O investimento estrangeiro direto é o saldo do total aplicado por investidores não residentes para a compra ou criação de empresas no país e o valor total aplicado por investidores residentes para a compra ou criação de empresas no exterior.

 

Investimento de Carteira

 

O investimento de Carteira é realizado na bolsa de valores e diz respeito à compra e venda de ações de empresas e títulos públicos e privados, feitas por investidores estrangeiros no país, ou feitos por investidores do país no exterior 

 

Investimento em Derivativos Financeiros

 

O investimento em derivados financeiros ocorre na bolsa de valores, onde se negociam contratos de compra e venda com vencimentos futuros. Representa o saldo entre a compra de derivados financeiros, por investidores estrangeiros no país, ou por investidores do país de derivados no mercado estrangeiro.

 

Outro Investimento

 

Corresponde a créditos comerciais e ativos de reserva, empréstimos para residentes e depósitos em bancos internacionais.

 

Ativos de Reservas

 

Corresponde a ativos de investidores estrangeiros, expressos em moedas de seu país de origem. Podemos citar como exemplos os títulos de dívida expressos em real e emitidos por instituições estrangeiras.

 

Fluxo cambial positivo x negativo

 

Como já mencionado anteriormente, o fluxo cambial é a relação entre o saldo da balança comercial e o saldo financeiro em determinado período de tempo. 

Quando o saldo do fluxo cambial é negativo, significa que há maior saída de dinheiro do país, em dólares, do que a entrada.

Quando o fluxo cambial é positivo significa que houve uma maior entrada de dinheiro no país, em dólares, do que a saída dele.

 

Como o fluxo cambial interfere na economia?

 

O fluxo cambial positivo demonstra uma melhora das condições econômicas de um país, pois contribui diretamente com o aumento dos investimentos e financiamentos internos. 

Desse modo, novas oportunidades são criadas, contribuindo com o aumento do emprego e da renda da população e consequentemente aumentando a arrecadação do governo.

 

Fluxo Cambial X Cotação do dólar

Em países em desenvolvimento é essencial ter um fluxo cambial positivo para que dessa forma consiga atrair investimentos e financiamentos. Neste sentido, o fluxo cambial positivo tende a aumentar a oferta de dólar no país, o que contribui para a queda do preço do dólar frente à moeda local.

 

Em contrapartida, o fluxo cambial negativo tende a diminuir a oferta de dólar no país, o que gera a desvalorização da moeda local frente ao dólar.

 

É válido mencionar que o fluxo cambial não está atrelado somente às variáveis do mercado, é fundamental considerar o estudo das situações políticas e sociais que regem o país no momento em que há intenção de investimento, já que cenários de crises geram instabilidade e incertezas e acarretam oscilação no valor da moeda em questão, alterando o preço dos ativos.

 

Logo, a base econômica dos países que ainda estão em desenvolvimento necessitam do ensejo de moeda estrangeira para que haja oportunidade de crescimento na esfera econômica, gerando maior riquezas através do fomento do turismo,  grande oferta de empregos e aumento/ valorização da renda para a população local.

 

Assim sendo, o fluxo cambial é um termômetro que irá fornecer as informações necessárias para que os interessados em investir em algum país possam avaliar de forma criteriosa as operações financeiras vantajosas.

 

Fique atento ao Fluxo cambial!

 

Para realizar as operações financeiras no exterior com maior clareza e entendimento para com qual país investir, basta ficar atento na dica de ouro da SWAP Câmbio: Fique atento no fluxo cambial!

A análise do fluxo cambial é necessária para que você seja beneficiado, e para isso você pode contar com os profissionais da SWAP CÂMBIO! 

Nossos especialistas podem te ajudar em todas suas necessidades de operações estrangeiras, basta clicar aqui para entrar em contato e tirar as suas dúvidas!

E para maiores informações, inscreva- se na nossa NewsLetter!

Publicado por SWAP Câmbio

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Desenvolvido por